Agronegócio
Do pé à xícara: os fascinantes segredos do café como fruta e bebida!
O café é uma bebida amplamente apreciada em todo o mundo e, especialmente, no Brasil, onde ele faz parte do dia a dia das pessoal de maneira fundamental, seja durante a manhã, já para acordar, em uma reunião de trabalho para despertar e dar mais energia ou após a refeição, para dar aquele toque final depois do almoço.
No entanto, mesmo se tornando tão popular, o café guarda segredos surpreendentes que ninguém conhece. Um dos grandes questionamentos, por exemplo, é se o grão é ou não considerado uma fruta.
Dessa maneira, o que importa é explicar todos esses questionamentos em relação ao grão de uma das bebidas mais deliciosas e que faz cada vez mais parte do dia a dia de todas as pessoas.
O fascínio do café além da bebida
O café é muito mais do que apenas uma bebida. Sua produção no Brasil impulsiona a economia e é exportado para diversos países, o que demonstra a sua importância como um tesouro nacional muito valioso. Por isso, essa iguaria carrega consigo inúmeras histórias que muitos desconhecem.
Um aspecto muito curioso, por exemplo, é a origem do seu nome. Inicialmente, o café era chamado de “qahwah“, um termo proveniente da Arábia Saudita. No entanto, na Turquia ele ganhou o apelido de “koffiee” e passou por várias transformações até se tornar o termo “café”.
Outra curiosidade muito interessante é que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro, ficando atrás somente da água. Por ter se tornado tão popular, foram criados diferentes métodos de preparo, que se diferem de uma cultura para a outra.
Apesar das inúmeras variedades, maneiras de preparar, utensílios para se usar e formas de servir, o favorito e mais consumido de todos os cafés continua sendo o expresso.
Segredo revelado: o café como fruta
Diferente do que muitas pessoas pensam, o café não é somente uma deliciosa bebida, mas sim uma fruta, que é obtido a partir do cafeeiro, um arbusto selvagem que pertence à família Rubiaceae e ao gênero Coffea.
O cafeeiro tem sua origem no continente africano e possui mais de cinco mil espécies catalogadas em todo o mundo, sendo a Coffea arabica a mais famosa e a responsável pela bebida que tanto é apreciada.
Os frutos do cafeeiro são conhecidos como “cerejas do café” por causa da sua semelhança com pequenas frutas vermelhas. Cada uma dessas cerejas contém duas sementes, que são os grãos do café que são usados no preparo da bebida.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia23 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia9 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate