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Documento digital é válido em caso de perda da versão física? Saiba aqui!

Você perdeu seus documentos físicos e pretende utilizar os documentos digitais? Saiba se é possível fazer isso.

Os documentos digitais surgiram para facilitar a vida dos brasileiros, e estão cada vez mais sendo utilizados pelos cidadãos. Recentemente aconteceu o primeiro turno das eleições, e muitos eleitores puderam utilizar o e-Título, que é a versão digital do Título Eleitoral.

Como os documentos oficiais digitais têm a mesma validade que os físicos, o e-Título foi aceito como documento nas sessões de votação. Assim, os eleitores só precisaram baixar o aplicativo e logo em seguida a versão digital de seu documento estava disponível.

Outros documentos têm sua versão digital e são muito exigidos no cotidiano. Um exemplo disso é a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), que sempre é solicitada por agentes de trânsito em casos de blitz, e é um documento bem fácil de ser esquecido. Com a versão digital da carteira de motorista, você só precisa estar em posse do seu celular, apresentando assim ao agente com a mesma validade do documento físico. Fica muito mais fácil, não é?

Outros documentos que também estão disponíveis na versão digital são o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a Carteira de Trabalho. Contudo, o RG ainda não está disponível na versão digital para todos os brasileiros, apenas para aqueles que já atualizaram para a nova versão do RG.

Mas muito se questiona se, em casos de perda dos documentos, os digitais podem substituir a versão física. E a resposta é sim, o documento digital pode ser utilizado em caso de perda das versões físicas, mas ainda assim é importante solicitar uma nova via, para que possa ser utilizada se necessário.

Além disso, em caso de perda, é importante registrar um boletim de ocorrência para evitar a utilização de seus dados de forma criminosa por parte de quem encontrar os documentos.

Para solicitar uma nova via, basta procurar o órgão de expedição da sua região. O endereço e informações destes lugares podem ser encontrados no site oficial do seu estado.

Para baixar os documentos no celular, é preciso fazer o download dos aplicativos oficiais do governo, como o e-Título, o Carteira Digital de Trânsito e o Carteira de Trabalho Digital.

Todos estes aplicativos estão disponíveis nas lojas de aplicativos de celulares com sistema operacional Android e iOS. Mas tome cuidado com aplicativos fraudulentos, e sempre faça o download pelas lojas oficiais do seu celular, que são a Play Store e a Apple Store, respectivamente.

Antes disso é preciso que você se cadastre no Gov.br, pois alguns aplicativos o solicitam para o cadastro. No entanto, outros precisam apenas do CPF e de algumas informações pessoais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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