Conecte-se conosco

Curiosidades

Documentos que todos os brasileiros precisam guardar!

Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda é necessário guardar alguns documentos físicos. Entenda essa questão!

Publicado

em

Descubra se você precisa ou não fazer o novo RG

Com o avanço da tecnologia, mudanças no que diz respeito à documentação dos brasileiros ocorreram. Nessa perspectiva, as modificações mais recentes que foram implementadas pelo Governo Federal em documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que possuem como objetivo trazer versões mais seguras e práticas dos documentos físicos que grande parte da população brasileira ainda porta e utiliza no dia a dia.

Nesse sentido, os documentos em formato digital já são uma realidade na vida do brasileiro e tornam-se cada vez mais populares devido à praticidade e os benefícios que a utilização desses novos documentos proporcionam.

No entanto, em alguns momentos importantes, como a aprovação na universidade ou em aprovação de concursos públicos ou, até mesmo, em um novo emprego, se faz necessário a apresentação de diversos documentos. Levando em consideração essa questão e com a motivação de facilitar a vida da população brasileira, o Governo Federal apostou na tecnologia para melhorar esse processo.

Todavia, mesmo com a criação de documentos digitais ainda existem alguns documentos que são fundamentais e que você deve guardar na forma física, sendo esse Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho (CTPS), Título de eleitor, Certidão de Nascimento, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no caso dos homens Certificado de Serviço Militar (CAM).

Esses documentos, em síntese, permitem que os sujeitos possam exercer sua cidadania plena, usufruindo de uma ampla gama de benefícios ofertados pelo Governo, como o próprio acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

Além disso, é fundamental deixar claro que qualquer cidadão que não possua esses documentos, em tese, estará invisibilizado em relação ao estado e até mesmo ao acesso de serviços que promovam a cidadania plena. A ausência dessa documentação pode resultar em problemáticas futuras que impeçam, também, que os sujeitos disputem dentro da lei seus direitos em relação as obrigatoriedades do Estado.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS