Conecte-se conosco

Tecnologia

Dona do ChatGPT reverte demissão e traz Sam Altman de volta

Trata-se da OpenAI.

Publicado

em

A OpenAI, Dona do ChatGPT, reverteu a demissão do CEO Sam Altman, anunciada menos de uma semana atrás, e conseguiu trazer o executivo de volta, após sorer pressão dos funcionários que ameaçaram abandonar a empresa e seguir o líder em sua nova carreira, na Microsoft.

Em um microblog, a empresa publicou que o co-CEO Bret Taylor e o ex-secretário do Tesouro Larry Summers se juntarão ao conselho da OpenAI, com Taylor ocupando o cargo de presidente do conselho. Adam D’Angelo, cofundador e CEO da startup de perguntas e respostas Quora, permanecerá no conselho.

Levantamento do CNBC aponta que a rápida reintegração de Altman começou a parecer uma possibilidade no sábado, quando surgiram notícias de que um grupo de investidores proeminentes, incluindo Microsoft, Tiger Global, Thrive Capital e Sequoia Capital estavam trabalhando para reverter a decisão do conselho de um dia antes. Nenhuma dessas empresas tinha assento no conselho de administração, e elas foram pegas desprevenidas pela decisão.

De acordo com o grupo de mídia, a OpenAI, que estava em negociações no mês passado para vender ações de funcionários a investidores por uma avaliação de US$ 86 bilhões, emergiu como a startup mais quente do planeta este ano depois de lançar seu chatbot ChatGPT no final de 2022. O ChatGPT permite que os usuários insiram consultas de texto simples e recuperem respostas inteligentes e criativas que podem levar a conversas mais aprofundadas.

Altman liderava a empresa desde 2019 e atuava como o principal executivo de uma empresa de alto escalão e a face pública da pesquisa de inteligência artificial e desenvolvimento de produtos.

ChatGPT

Ainda de acordo com o grupo de mídia, ao contrário da maioria das startups do Vale do Silício, a OpenAI não foi estruturada como uma corporação típica com grandes fatias de capital controladas pelos fundadores. Em vez disso, fazia parte de uma organização sem fins lucrativos que foi iniciada em 2015. O conselho supervisiona a organização sem fins lucrativos, que “atua como o corpo diretivo geral para todas as atividades da OpenAI”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS