Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Dono do Banco Inter vai lançar marketplace em Portugal

Empresário já é dono de uma quinta na Região do Douro, onde produz vinhos.

Publicado

em

Dono do Banco Inter (INBR32), o megaempresário Rubens Menin quer lançar um marketplace em Portugal.

O executivo de 66 anos, que já tem investimentos no país europeu, quer implementar o Inter Shop, que é um marketplace que combina comércio online e produtos financeiros.

O empreendimento já tem, no Brasil, 25 milhões de usuários e o app também está presente no mercado norte-americano, onde o Banco Inter já opera.

Vale lembrar que Menin é dono da MRV (MRVE3), da CNN Brasil, da Rádio Itatiaia e está ligado ao Atlético Mineiro, clube de futebol prestes a estrear a Arena MRV nos arredores de Belo Horizonte.

Neste momento, o Inter está em processo de licenciamento no Banco de Portugal para montar uma instituição financeira no país.

Não se trata, no primeiro momento, de um banco, mas uma operação financeira de serviços.

Banco Inter em Portugal

Em relação à plataforma de multisserviços, ou seja, o marketplace, o executivo destaca que esta é um dos maiores hubs de negócios do mundo em termos de diversidade.

Segundo ele, há ali dentro cartão bancário, seguros, crédito, câmbio, investimentos, reservas de viagens, e-commerce, entregas.

Também destaca que nenhum banco da Europa tem isto. “Queremos ter um estatuto que nos permita expandir futuramente, mas Portugal foi escolhido claramente como o centro. É aqui que vamos fixar a operação europeia”, frisou.

Dossiê de licenciamento

Levantamento da imprensa local informa que o dossiê do licenciamento junto da entidade reguladora presidida por Mário Centeno, ex-ministro das Finanças, está a ser conduzido por Cristiano Gomes, sócio na Menin Wine Company, que vive em Portugal há alguns anos e fez carreira profissional no setor financeiro.

Gomes é associado de Menin há mais de uma década, precisamente quando foi trabalhar para o neobanco, que nasceu como abreviação de Intermedium, o banco original da família. Entretanto, já colocou online um site que é uma espécie de “embrião do marketplace” para o mercado europeu.

Outros investimentos

Menin já investiu 40 milhões de euros nos vinhos do Douro ao comprar uma quinta em Gouvinhas (Sabrosa) e adquirir a Horta Osório Wines.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS