Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Dono do Pão de Açúcar faz acordo de reestruturação

Trata-se do Grupo Casino.

Publicado

em

Dono do Pão de Açúcar (PCAR3), o Grupo Casino, da França, fez um acordo de reestruturação.

Trata-se de um acerto preliminar com um consórcio liderado pelo bilionário tcheco Daniel Kretinsky, na tentativa de fortalecer sua base de capital e reestruturar sua dívida.

A varejista informou, mais cedo, que o consórcio de Kretinsky, o EP Global Commerce, Fimalac e Attestor, além de alguns credores – entre eles, bancos franceses – haviam concordado em participar da operação.

Ontem, após ter divulgado balanço com prejuízo líquido de 2,33 bilhões de euros no primeiro semestre deste ano, o Casino pediu a suspensão de suas ações na Bolsa de Paris. O grupo francês havia reiterado também que poderia ficar inadimplente em sua linha de crédito rotativa até o fim de agosto.

No fim de junho, a dívida líquida do Casino atingiu 6,1 bilhões de euros, ante 5,1 bilhões de euros três meses antes. Também em junho, o grupo francês anunciou que pretendia vender suas operações na América do Sul, que incluem o brasileiro GPA e o colombiano Éxito. Além das dívidas, o Casino também lida com queda de participação do grupo no mercado francês. *Com informações da Dow Jones Newswires.

Dono do Pão de Açúcar

Segundo a Reuters, Kretinsky, 47 anos, ex-advogado de um banco de investimentos que construiu um dos maiores grupos de energia da Europa, vem adquirindo ativos no varejo, na mídia e em outros setores, comprando participações na varejista francesa Fnac-Darty, na rede de supermercados britânica Sainsbury e na mercearia alemã Metro, bem como no jornal francês Le Monde.

O consórcio tem como objetivo finalizar um acordo de vinculante em setembro e concluir toda a reestruturação no primeiro trimestre de 2024.

Conforme a agência, em um momento em que o setor varejista tradicional da França está se adaptando à ascensão do comércio eletrônico e das redes de supermercados com grandes descontos, os novos proprietários do Casino planejam aumentar os gastos com marketing, melhorar o serviço nas lojas e impulsionar as ofertas de compras online, conforme plano de negócios apresentado nesta sexta-feira.

O grupo pretende “gerar sinergias entre as bandeiras, capitalizando os pontos fortes do grupo”, como a oferta de vestuário nas lojas Monoprix, que são mais sofisticadas e estão concentradas nas grandes cidades.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS