Conecte-se conosco

Empresas

Donuts quadrados? A história por trás da invenção que desafiou a tradição!

Descubra a ideia por trás dos donuts quadrados, como eles foram criados e como eles se diferenciam dos tradicionais.

Publicado

em

Alguns alimentos tradicionais de padarias e docerias possuem um formato tão característico que somos praticamente incapazes de imaginá-los de qualquer outra maneira, como é o caso dos donuts e croissants.

Tanto é que em 2013, o chef Dominique Ansel tentou reinventar esses dois produtos em específico, criando o “cronut”, que, assim como o nome, era um híbrido entre o croissant e o donut. O alimento causou um verdadeiro frenesi na rede social.

Mas aqui não iremos falar sobre o monstro de Frankenstein derivado de um salgado e um doce, mas sim sobre a história dos donuts, porque foram criados em um formato redondo e como chegaram aos quadrados que podem ser encontrados hoje.

História dos donuts

Existem suspeitas de que os donuts já satisfaziam o desejo por açúcar de pessoas das sociedades antigas da Grécia e Roma, mas seu formato padronizado foi estabelecido mais recentemente do que muitos imaginam.

O formato circular, agora associado às rosquinhas, foi feito no século XIX, quando Elizabeth George deu início à tradição. O primeiro buraco no centro do donut é atribuído ao filho de Elizabeth, um capitão da marinha mercante que teve de prender o doce no timão do barco durante uma tempestade.

Apesar da inovação, esses produtos só se popularizaram nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial. E não foi ela guerra em si, mas pelas “jovens do donut” do Exército da Salvação, que eram as responsáveis por fritar os doces para os soldados.

Essas mulheres que entraram para a história chegavam a produzir até 9 mil rosquinhas diariamente — e todas em formato de anel — para os “doughboys” (algo como “garotos-massa”, em tradução livre). As responsáveis pela ideia foram Margaret Sheldon e Hoosier Helen Purviance.

Como surgiram os donuts quadrados?

Você já ouviu falar no senhor Richard Comer, jogador de futebol americano que fez testes para a NFL, servidor exemplar do corpo de fuzileiros navais norte-americanas e técnico de futebol americano de uma faculdade nos Estados Unidos?

Provavelmente não, mas é este o homem responsável pelos donuts quadrados que podem ser encontrados hoje em dia. No entanto, a ideia nunca foi explicada por Comer, que faleceu em 2015.

Um dos motivos pode ter sido a estética, mas também há a possibilidade de ser uma mera jogada de marketing, pensada ainda em 1967. O slogan de sua companhia de donuts quadrados era: “não seja um quadrado, experimente um de nossos donuts quadrados”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS