Empresas
Duelo de maçãs: loja centenária enfrenta gigante tecnológica por conta do seu logotipo!
Agora você vai ver mais uma daquelas histórias que se parecem com um tema de matéria do “Programa do Ratinho”. Recentemente, viralizou na web um caso envolvendo a Apple e uma loja de frutas chamada Fruit Union Suisse, que existe há cerca de 111 anos na Suíça.
Pois bem, ao que tudo indica, a gigante tecnológica se incomodou pelo fato de o empreendimento centenário utilizar uma maçã como logo. Por sua vez, a situação chama a atenção pelo fato do desenho usado pelo referido comércios, em nada ter a ver com a versão ostentada pela Apple.
Entendendo melhor como começou a história
A loja de frutas utiliza uma logomarca que mostra uma maçã vermelha com uma cruz branca em um dos seus lados, uma clara referência à bandeira suíça. Sendo assim, a empresa está questionando as razões para o processo, já que, como foi alegado antes, o design em nada lembra aquele que a gigante tecnológica usa.
Em uma recente entrevista para uma revista chamada Wired, o gestor da loja, Jimmy Mariéthoz, revelou que qualquer organização que possua uma representação visual de uma maçã pode vir a se tornar uma “vítima” do assédio jurídico da companhia fundada por Steve Jobs. Ele ainda complementa:
“O objetivo deles [Apple] aqui é realmente possuir os direitos de uma maçã real que, para nós, é algo realmente quase universal (…) Deveria ser gratuito para todos usarem. Teoricamente, poderíamos estar entrando um território muito escorregadio toda vez que anunciarmos com uma maçã.”
Por fim, a Apple foi procurada pelos repórteres para também contar o seu lado da história, mas preferiu se abster de comentários. E apesar deste caso ter deixado muita gente estarrecida e até mesmo revoltada, a estratégia faz parte de uma ação da empresa para monopolizar a imagem da maçã somente para si mesma.
Lembrando que, no ano de 2020, o referido negócio entrou com um recurso semelhante contra um aplicativo chamado “Prepear” que usava uma pera como identidade visual. No Brasil, por sua vez, eles estão em uma disputa com a Gradiente para saber quem possui os direitos sobre o uso do nome iPhone, e a ação está sendo julgada pelo STF.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política18 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo12 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem