Tecnologia
Durma como um bebê: Motivos irresistíveis para deixar de usar o celular antes de dormir
Atualmente, o smartphone é basicamente uma prótese de extensão do nosso corpo, estando conosco em basicamente qualquer lugar: no banheiro; na academia; no chuveiro; enquanto cozinha; no barzinho; no emprego; na cama, logo antes de dormir.
No entanto, o que muita gente não sabe é que usar o celular na cama é bastante prejudicial em vários aspectos do dia a dia. Por isso, é fundamental abolir essa prática, que, infelizmente, se tornou muito comum, e é cada vez mais difundida entre os usuários.
Motivos para nunca mais usar o celular antes de dormir
Aumento do estresse
O uso do celular logo antes de dormir pode aumentar o nível de estresse devido a vários fatores, como a exposição a notícias negativas, pressão de responder mensagens de trabalho ou de redes sociais, ou até mesmo simplesmente ler mensagens estressantes.
Por isso, o cérebro não consegue relaxar completamente, como deveria acontecer, já que está constantemente conectado e sobrecarregado com estímulos digitais, o que pode levar a um estado de ansiedade e tensão.
Falta de foco no dia a dia
A utilização do smartphone antes de dormir pode afetar a qualidade do sono, resultando em uma falta de foco e de concentração no dia seguinte. A luz azul emitida pela tela do aparelho interfere nos níveis de melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono.
Quando expostos a essa luz do celular logo antes de dormir, nosso cérebro pode ter mais dificuldade em se desligar e entrar em um estado de repouso adequado, prejudicando a capacidade de se concentrar e realizar tarefas no dia a dia.
Demora para cair no sono
Por fim, usar o celular antes de dormir pode atrasar bastante o processo de adormecer. A exposição à luz intensa e ao conteúdo estimulante dos dispositivos móveis pode interferir nos ritmos circadianos naturais do corpo, confundindo o cérebro em relação ao horário de dormir.
Além disso, o engajamento em atividades digitais pode ativar o cérebro e deixá-lo em uma espécie de estado de alerta, dificultando assim a transição para o sono profundo e reparador, que é o ideal.
-
Finanças2 dias atrás
Já pensou? Homem pagou conta de luz do vizinho por 18 anos sem perceber
-
Agronegócio1 dia atrás
Poucos sabem, mas algumas plantas atraem má sorte para dentro de casa
-
Política2 dias atrás
Não vai votar? Descubra como justificar sua ausência e evitar multas
-
Tecnologia2 dias atrás
Práticas proibidas no ChatGPT: 5 ações que podem banir sua conta
-
Saúde2 dias atrás
Vai reduzir o valor? ANS sugere novas regras para coparticipação em planos de saúde
-
Agronegócio2 dias atrás
Plantas que purificam o ar: 5 melhores opções para ter em casa
-
Agronegócio2 dias atrás
Transforme seu jardim com plantas acessíveis e de fácil manutenção
-
Investimentos1 dia atrás
Viver sem trabalhar: descubra como obter renda passiva de até R$ 10 mil/mês