Economia
Dúvidas sobre o PIS 2022? Descubra como será o pagamento
Muitas pessoas estão se perguntando quando serão pagos os valores referentes ao PIS/PASEP para aqueles que trabalharam em 2022. Essa questão está gerando muitos debates e polêmicas, principalmente nas redes sociais.
Afinal, o Governo Federal está finalizando os repasses do ano-base de 2021, portanto a expectativa é grande. Lembrando que, por conta da pandemia que ocorreu entre 2020 e 2021, os pagamentos cujo ano-base era 2020 foram adiados por conta da situação emergencial na qual o país se encontrava.
Logo, os recursos que seriam destinados a realizar esses depósitos, foram utilizados pelo governo para financiar outros auxílios extremamente necessários em um momento de crise como aquele. Assim, o abono de 2020 foi pago somente em 2022, então o PIS/PASEP de 2021 também deveria ter sido quitado em 2022!
Entretanto, os valores deste último somente começaram a ser depositados em fevereiro deste ano atual (2023), o que gerou muitas perguntas que ficaram sem resposta. Se seguirmos a lógica recente, as pessoas que trabalharam em 2022 deverão estar tendo acesso ao dinheiro somente em 2024.
Mas, tal situação pode acabar mudando, apesar de até o momento o poder público não ter dado quaisquer sinais de que começaria a fazer a regularização desta pendência. Lembrando que o PIS sempre é pago por meio da Caixa, enquanto o PASEP fica a cargo do Banco do Brasil (BB).
Quem pode estar recebendo estes benefícios?
Podem receber o dinheiro os trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há no mínimo 5 anos e que tenham desenvolvido atividade formal regularizada pelo período de no mínimo 30 dias do ano-base vigente.
Também é preciso que todos os dados tenham sido informados pelo empregador do indivíduo no Rais (Relação Anual de Informações Sociais). É possível que qualquer cidadão verifique se possui direito a receber o dinheiro através do site do governo, pela Carteira de Trabalho Digital, ou pelo telefone 158 da central Alô Trabalhador.
Por fim, os montantes do abono são proporcionais ao tempo em que o colaborador trabalhou na modalidade de carteira assinada no ano de 2020. Assim, cada mês é equivalente a R$ 101, e períodos iguais ou maiores do que 15 dias sempre contam como mês cheio.
O valor pago hoje equivale ao atual salário-mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Confira então como você pode realizar a consulta do seu benefício através da internet e saiba se também será contemplado:
- Vá até o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e clique em “Iniciar”;
- Selecione o botão “Entrar com Gov.br”
- Digite o seu CPF e clique em “Continuar”;
- Digite a sua senha e clique em “Entrar”;
- Na página inicial do Portal Emprega Brasil, selecione o quadrado “Abono salarial”;
- Confira se o ano de 2021 está selecionado como ano-base e veja a coluna “Habilitado” para saber se você tem direito ao PIS 2023. Caso esteja apto para tal, verá o botão “Sim” aparecer;
- Para mais informações ou dúvidas, clique sobre o ícone de olho, abaixo da coluna “Ações”.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp