Conecte-se conosco

Tecnologia

E a bateria vai… sumindo? A nova atualização iOS 17 pode ser a culpada

Empresa atualizou o sistema operacional e liberou para uso no dia 22 de setembro. O impacto na bateria é inevitável.

Publicado

em

A nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 17, já está disponível para os usuários, e quem já fez a atualização começou a sentir uma diferença na autonomia da bateria do celular. Isso porque ela está acabando mais rápido, algo que é considerado normal nas primeiras semanas depois da instalação.

O novo sistema foi lançado este mês, junto com o iPhone 15. Ele traz alguns incrementos interessantes, como o compartilhamento de contatos pelo NameDrop e alguns recursos de segurança. Apesar disso, as reclamações já começaram a surgir, em razão da perda de durabilidade da bateria.

Esse fenômeno pode estar associado a atualizações que ocorrem em segundo plano e que logo devem voltar ao normal. Por outro lado, aparelhos mais antigos tendem a ficar sobrecarregados, à medida que o software vai sendo atualizado. Se a sua bateria está acabando mais rápido, a explicação pode ser essa. Entenda mais nas linhas abaixo.

Atualização demorada

Um dos possíveis motivos da pressão sobre a bateria pode ser o fato de que a atualização não foi concluída completamente. As novas mudanças do sistema e as adequações que ocorrem em segundo plano podem demorar horas e até dias para serem finalizadas.

Isso acontece, em muito, porque mesmo depois de atualizar o iOS, o iPhone precisa indexar todos os arquivos salvos e apps instalados no aparelho à busca do Spotlight. E esse processo pode demorar dias. Você não o vê, mas percebe os efeitos no consumo de bateria.

A expectativa é que a normalidade seja retomada em breve. A Apple, inclusive, alega que a tendência é de que a performance do iPhone seja aprimorada ao final do processo. Será mesmo?

Impacto nos celulares antigos

No caso dos iPhone antigos, a situação é um pouco pior, pois a perda de durabilidade da bateria tende a ser ainda mais acentuada. E mais: a melhora não aparece, com o passar do tempo. A piora é definitiva.

A chegada de um novo sistema operacional envolve várias demandas. Ela exige mais do processamento de dados do dispositivo e alguns aparelhos não conseguem suportar, nem mesmo rodar o novo iOS com fluidez.

Se a sua bateria já estiver comprometida, em razão de outros fatores, a atualização do sistema vai piorá-la ainda mais. Nesse tipo de caso, talvez seja interessante evitar o download do novo software. O iOS 17 foi liberado pela Apple no último dia 22 de setembro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS