Conecte-se conosco

Finanças

E aí, ficou rico? 8 sinais de que você subiu da classe média para a alta

Atingir a tranquilidade financeira é o sonho de muita gente. Esse status é almejado por todo mundo e existem alguns sinais claros que o definem. Veja!

Publicado

em

A classe média no Brasil vem diminuindo, nas últimas décadas, mas ainda corresponde a quase metade dos brasileiros. Em 2021, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela atingiu 47% da população.

A definição de cada classe costuma ser algo confuso e complicado de fazer, mas existem alguns indicadores que separam bem os integrantes da classe média de quem, realmente, é considerado rico.

O indicador mais claro disso, talvez, seja o rendimento ou patrimônio líquido que um indivíduo possui, mas a questão vai muito além disso, com aspectos menos conhecidos. E é sobre eles que vamos falar nas linhas abaixo. Veja os principais indicativos de que você conseguiu saltar para a classe alta.

1) Vários fluxos de renda

Se você tem mais de uma fonte de renda, seja por trabalho ou rendimentos, pode ser um sinal de que está se aproximando da classe alta. Nesse caso, incluem-se, por exemplo, renda de aluguel, dividendos de investimento e lucros de um negócio paralelo.

2) Investiu em ativos de longo prazo

Pessoas de classe média, geralmente, tem uma casa própria, mas também lidam com financiamentos e outras dívidas. Se você já não tem dívidas e tem dinheiro investido com ganhos ativos, principalmente aqueles que aumentam o seu rendimento, você pode ter subido de classe social.

3) Patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões

A definição de riqueza não consiste, somente, na quantidade de dinheiro que você ganha, embora essa seja uma parte vital e determinante da sua situação financeira. Ela tem a ver, também, com o que você já possui, o seu patrimônio. Se a soma dele já atinge a casa dos milhões de reais, você está no caminho para mudar de classe social.

4) Construiu algo lucrativo

Outro sinal possível é se você criou algo que gera dinheiro de forma consistente, como um negócio pessoal. Essa é uma regra básica: para acumular riqueza, você deve construir algo, nem que seja investindo ou colocando dinheiro em poupanças.

5) Você possui uma equipe

Pessoas verdadeiramente ricas, geralmente, têm uma equipe de pessoas ao seu redor, que trabalha para ajudar a manter e aumentar o seu patrimônio. Você tem?

6) Mudança de mentalidade

Outro indicativo importante é quando você passa por uma grande mudança de estilo de vida e de mentalidade, no bom sentido. Pode parecer algo amplo demais, mas para identificar isso, você precisará considerar suas opiniões gerais e a situação financeira para descobrir até que ponto isso se aplica a você.

Pessoas ricas têm prioridades que acompanham a evolução das finanças e começam a mudar o foco em torno do seu dinheiro.

7) Valorização do dinheiro e do tempo de maneira diferente

Depois de rico, você passa a ver o tempo e o dinheiro de um jeito diferente. O foco muda do trabalho incansável para mais relaxamento e momentos de lazer. O tempo se torna valioso, do ponto de vista do prazer pessoal.

Fora isso, você pode ter começado a se preocupar mais em manter a sua situação financeira, pois já atingiu o ponto de conforto e tranquilidade.

8) Mais tempo para folgas

Pessoas de classe média precisam pedir permissão para tirar folga ou, ainda, lidam com limite de tempo para isso. O sinal de que, talvez, você mudou de vida é quando você consegue viajar e tirar folgas sem se preocupar com dinheiro ou com a permissão de alguém.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS