Mundo
É brasileira uma das cidades mais violentas do mundo, afirma pesquisa
Índice de retorno, hospedagem e receptividade foram alguns dos aspectos avaliados.
A plataforma de ensino de idiomas Preply realizou uma pesquisa entre turistas para descobrir quais cidades do mundo são consideradas as menos seguras para viajar.
Embora a pesquisa não tenha seguido uma metodologia científica rigorosa, chamou a atenção por coletar a opinião de viajantes sobre suas experiências em diferentes regiões do mundo.
Foram avaliados aspectos como índice de retorno, hospedagem, receptividade, respeito à diversidade, felicidade e facilidade de comunicação, que juntos influenciam a percepção de segurança em cada destino.
No Brasil, Rio de Janeiro é uma das cidades mais perigosas para viajar – Foto: Canva Pro/reprodução
Rio de Janeiro entre as cidades mais perigosas
Entre as cidades que receberam críticas está o Rio de Janeiro, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. O município foi considerado perigoso, com muitos apontando problemas relacionados à violência urbana, assaltos e falta de infraestrutura.
Segundo o Atlas da Violência 2021, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado do Rio de Janeiro registrou taxas alarmantes de homicídios e assaltos, reforçando a percepção negativa entre turistas.
Em 2020, a taxa de homicídios no estado foi de 23,4 mortes por 100 mil habitantes, número elevado em comparação com outras regiões do país.
Apesar desses problemas, o Rio continua sendo um dos destinos mais procurados por turistas internacionais, devido às atrações icônicas como o Cristo Redentor e as famosas praias de Copacabana e Ipanema.
Outras cidades mal-avaliadas
Outros locais também foram mal-avaliados pelos turistas. Lyon, na França, e Medellín, na Colômbia, apareceram entre os destinos menos seguros.
Em países como Índia, Colômbia, Brasil, Gana e Marrocos, a percepção de segurança foi prejudicada por fatores como instabilidade política, infraestrutura precária e altos índices de criminalidade.
No entanto, o turismo continua a ser uma importante fonte de renda para essas nações, que dependem muitas vezes dos visitantes internacionais.
E os destinos mais seguros, quais são?
Por outro lado, a Preply também revelou as cidades consideradas mais seguras para os turistas. Curiosamente, todas elas estão localizadas em países onde o inglês é o idioma oficial.
Toronto, no Canadá, foi eleita a mais segura para se visitar, seguida por Sydney, na Austrália, Edimburgo e Manchester, no Reino Unido, e Nova York, nos Estados Unidos.
Esses destinos se destacaram pela combinação de fatores como alta qualidade de vida, baixos índices de criminalidade e uma infraestrutura robusta, o que proporciona aos turistas uma sensação de segurança.
Além disso, a facilidade de comunicação, por serem países anglófonos, parece ter influenciado positivamente a avaliação.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado