Curiosidades
É feriado? a data do carnaval 2024 revelada e por que sempre muda
A comemoração muda todos os anos e isso causa dúvidas em muitas pessoas.
O Carnaval é talvez a festividade mais importante do calendário nacional, e essa data movimenta somas consideráveis para o comércio. Assim, a festança ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro neste ano de 2024, ou seja, sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira.
Entretanto, é importante lembrar que estamos falando de um evento cuja data está sempre mudando, por conta do calendário da Igreja Católica Apostólica Romana, que por sua vez faz conexão com outros dias importantes como a Páscoa, Sexta-feira Santa e Quarta-feira de Cinzas, por exemplo. Vejamos o calendário detalhado:
- 10, 11 e 12 de fevereiro: Período Pré-Carnaval
- 13 de fevereiro: Feriado de Carnaval
- 14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas
Uma festa muito antiga e com uma origem curiosa
Se engana quem pensa que o Carnaval se trata de uma invenção contemporânea, pois segundo estudiosos, ele, na verdade, é uma festa bastante antiga. A sua própria denominação provém do latim antigo “carnis levale“, que significa “retirar a carne”.
Tal sentido relaciona-se ao jejum e demais penitências que a Igreja Católica exige que os fiéis façam durante o período da Quaresma, de modo a controlar os prazeres mundanos e desejos de cunho carnal. Logo, a folia que temos hoje se originou na Roma Antiga, quando o império ainda era pagão, ou seja, cultuava vários deuses.
“Havia em Roma a Saturnália e a Lupercália. A primeira ocorria no solstício de inverno, em dezembro, e a segunda, em fevereiro, que seria o mês das divindades infernais, mas também das purificações. Tais festas duravam dias, com comidas, bebidas e danças. Os papéis sociais também eram invertidos temporariamente, com os escravos colocando-se nos locais de seus senhores, e estes colocando-se no papel de escravos”, revelam fontes históricas.
Assim, os eventos citados eram muito populares, principalmente entre o povo mais simples. Tanto que quando Roma se cristianizou, o clero bem que tentou proibir tais manifestações, mas sem muito sucesso. Diante de anos de fracassos e conflitos, o cristianismo medieval mudou a abordagem e realizou um inteligente sincretismo.
Resumindo, os dias pós-folia foram integrados ao calendário eclesiástico católico, e mesmo que os padres ainda discordassem de certos aspectos do evento, não o condenavam de forma veemente e sim orientavam aos fiéis a agirem com moderação e evitarem excessos. Confira então todos os feriados de 2024 que teremos no Brasil:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal
- 29 de março: Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
- 21 de abril: Tiradentes
- 1º de maio: Dia do Trabalho
- 7 de setembro: Independência do Brasil
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro: Finados
- 15 de novembro: Proclamação da República
- 25 de dezembro: Natal
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025