Conecte-se conosco

Finanças

É pic, é pic, é GOLPE! Cuidado com o novo ‘golpe do aniversário’, muito popular no Brasil

O aniversário é uma das datas mais legais do ano, mas criminosos estão utilizando para dar golpes; saiba como se proteger!

Publicado

em

Você já imaginou receber um presente de aniversário de alguém que você nem conhece? Pois é, isso está se tornando cada vez mais comum no Brasil, mas não é motivo para comemorar. Isso porque criminosos estão aplicando o que ficou conhecido como “golpe do aniversário”.

Por meio dessa prática ilegal, os golpistas ligam ou entram em contato com a vítima bem no dia do seu aniversário e dizem ter uma entrega de flores, bolo ou outros presentes, mas para receber é preciso pagar uma pequena taxa de entrega com o cartão de crédito ou débito.

Quando o “entregador” chega, ele pede para a vítima passar o cartão na maquininha, inventando alguma desculpa para não aceitar dinheiro em espécie.

Na verdade, eles estão clonando os dados e fazendo compras indevidas com o cartão da vítima ou, até mesmo, decorando a senha para utilizar posteriormente.

Esse cartão de crédito pode ser clonado, dependendo do tipo de máquina que o criminoso estiver usando.

Ele pode decorar a senha da pessoa, uma vez que essa máquina pode recusar o pagamento de propósito”, disse ao G1 o chefe da divisão de fraudes de Minas Gerais, Magno Machado Nogueira,

Conforme o informado pelo G1, a Polícia Civil avisa sobre o golpe, que já foi registrado em várias regiões do país. Em São Paulo, um desses entregadores falsos disse que a maquininha de cartão estava apresentando problemas, assim, cobrou várias vezes a “taxa”, acarretando um prejuízo de R$ 25 mil.

Como não cair no golpe

Inicialmente, a recomendação é sempre duvidar de presentes surpresa entregues mediante um pagamento de taxa, seja ela no cartão de crédito ou débito, ou até mesmo em dinheiro físico, já que os criminosos podem mudar a abordagem.

Além disso, ao digitar a senha do cartão em qualquer lugar, se certifique que ninguém além de você veja e não faça pagamentos sem antes conferir o valor no visor da maquininha. O cartão deve ser inserido por você, sempre, como orienta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Seguindo estas dicas, é muito mais improvável que você caia em um golpe financeiro justo no dia em que deveria estar feliz e comemorando. Assim, nenhum golpista vai estragar o seu aniversário!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS