Conecte-se conosco

Agronegócio

É verdade que cultivar samambaia dá azar? Entenda essa história

Essa crença está associada, sobretudo, ao Feng Shui.

Publicado

em

Muitas pessoas acreditam no poder das plantas para melhorar a energia de sua casa. Enquanto algumas plantas são famosas por trazerem prosperidade, outras podem ser associadas ao azar.

Nesse meio, existe uma planta comum e amada por muitos que, segundo a crença popular, atrai más vibrações. Mas será mesmo?

Ao contrário do que muitos pensam, não são cactos ou jiboias que carregam essa fama. A planta que está no centro dessas superstições é a imponente samambaia. Embora conhecida por sua beleza e capacidade de prosperar em ambientes úmidos, ela é vista com receio por algumas pessoas.

Por que a samambaia é associada ao azar?

Muitas pessoas apreciam a beleza das samambaias – Imagem: Shutterstock/reprodução

As samambaias prosperam em locais sombreados e úmidos, que, na simbologia popular, têm conexão com mistério e isolamento.

Suas folhas pendentes podem ser interpretadas como sinais de desânimo ou decadência, reforçando sua associação com o azar em algumas culturas.

Para algumas correntes de Feng Shui, por exemplo, as plantas com folhas muito finas ou espalhadas, como a samambaia, podem absorver energia do ambiente. Isso pode tornar o espaço mais pesado.

Embora essa visão seja subjetiva, ela alimenta a superstição sobre a planta.

Dicas para amantes de samambaias

Apesar das superstições, é importante lembrar que não há evidências concretas de que samambaias trazem má sorte. Tudo não passa de códigos de crença propagados por algumas culturas.

Por outro lado, muitas pessoas reconhecem as propriedades benéficas e realmente comprovadas da samambaia, como purificar o ar e melhorar a umidade. Portanto, se você gosta dessa planta:

  • Aprecie sua beleza e benefícios;
  • Ignore superstições infundadas;
  • Use a planta para criar um ambiente mais saudável.

Se você gosta de samambaias, não deixe que crenças populares impeçam seu cultivo. Aprecie suas qualidades e os benefícios que podem trazer para o seu lar, mantendo sempre uma visão equilibrada sobre superstições.

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS