Economia
Economia alemã cresce 8,5% no 3º trimestre, apesar de temores sobre recessão
Recuperação acima das expectativas para o período é justificada principalmente por gastos mais altos das famílias e aumento das exportações.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu a um recorde de 8,5% no terceiro trimestre, com a maior economia da Europa mostrando uma recuperação parcial da pandemia de Covid-19, conforme informado nesta terça-feira pela agência de estatísticas.
A recuperação acima das expectativas para o período é justificada principalmente por gastos mais altos das famílias e aumento das exportações, segundo a agência.
“Isso permitiu que a economia alemã compensasse grande parte do forte declínio no Produto Interno Bruto provocado pela pandemia de coronavírus no segundo trimestre de 2020”, acrescentou.
A leitura ficou acima da projeção preliminar de crescimento de 8,2%, logo após uma queda de 9,8% no segundo trimestre de 2020.
No entanto, a perspectiva é prejudicada por uma segunda onda de infecções por coronavírus e pela necessidade de lockdown parcial para desacelerar a disseminação da doença. Restaurantes, bares, hotéis e outros locais de entretenimento voltaram a fechar no dia 2 de novembro, embora lojas e escolas permaneçam abertas.
Uma contração no setor de serviços deve pesar com força sobre o PIB no último trimestre do ano. Além disso, as medidas de lockdown em outros países também devem afetar a indústria orientada para exportação no período.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800