Conecte-se conosco

Empresas

EDP investirá R$ 59,3 mi em duas subestações de energia no ES

Também vendeu ativos para a norueguesa Statkraft.

Publicado

em

A EDP Brasil (ENBR3) planeja investir R$ 59,3 milhões na construção de duas novas subestações de energia totalmente digitalizadas nas cidades de Ibitirama e Muniz Freire, na região do Caparaó, no Espírito Santo.

Conforme a empresa, a subestação de Ibitirama atenderá a uma população de 28 mil pessoas e contará com dois níveis de tensão, incluindo um transformador de 12,5 megavolt-ampere (MVA).

Por outro lado, a subestação Menino Jesus servirá a sete mil habitantes da região, também com dois níveis de tensão e um transformador de 2,5 MVA.

Essas iniciativas beneficiarão residentes dos municípios de Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Muniz Freire.

EDP Brasil (ENBR3)

Além disso, a EDP Renováveis concluiu a venda de um portfólio de projetos eólicos no Brasil para a empresa norueguesa Statkraft por 300 milhões de euros.

Este portfólio engloba dois projetos eólicos operacionais com 260 MW, localizados no Rio Grande do Norte, com um valor empresarial estimado em 1,57 mil milhões de reais, equivalente a cerca de 300 milhões de euros.

Esses parques eólicos, em operação desde 2022, permitem que a EDP avance em sua estratégia de rotação de ativos anunciada em março deste ano.

Com a conclusão dessa transação, a EDP alcança aproximadamente 1,6 mil milhões de euros em receitas provenientes de operações dessa natureza, as quais estão incluídas no programa de rotação de ativos de 7 mil milhões de euros para o período de 2023 a 2026, conforme anunciado no Capital Markets Day da EDP em março de 2023.

A empresa

A EDP Brasil é uma empresa holding brasileira no setor elétrico, com investimentos abrangendo geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia em 11 estados: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente, a capacidade instalada é de 2,9 GW, com uma distribuição de 24,7 TWh de energia.

Na área de distribuição, o grupo possui controle total sobre a EDP São Paulo, que atua em 28 municípios, abrangendo o Alto Tietê (excluindo Arujá e Santa Isabel) e parte do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Além disso, detém a EDP Espírito Santo, responsável por atender 70 dos 78 municípios capixabas, totalizando 3,4 milhões de clientes nos dois estados.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS