Mundo
Eestá mais quente lá fora? o ar-condicionado pode ser o culpado, diz pesquisa
Pesquisa europeia motiva debate público sobre o uso do eletrodoméstico. A refrigeração de ambientes internos estaria provocando calor do lado de fora.
O aparelho feito para refrigerar e diminuir a sensação momentânea de calor em ambientes fechados pode estar, na verdade, contribuindo para o aquecimento das cidades. Sim, estamos falando do ar-condicionado.
Um estudo feito na Europa revelou que residências que usam aparelhos de ar-condicionado geram um calor para a atmosfera que pode aquecer uma cidade em mais de 2ºC.
Essa informação virou motivo de debate público, depois que uma deputada francesa, Mathilde Panot, expôs os resultados da pesquisa durante uma entrevista. Os dados foram publicados em 2020 e o estudo se baseou em algumas cidades da Europa, incluindo Paris.
Detalhes
Pelo que ficou evidenciado, os aumentos de temperatura ocasionados pela tecnologia dependem de alguns aspectos, como hora do dia e características da onda de calor, como o grau de intensidade.
Fora isso, vale destacar que os pesquisadores utilizaram como parâmetro para modelar as previsões a onda de calor de 2003, que matou mais de 14 mil pessoas na França.
A equipe descobriu, com base nos dados coletados, que após nove dias de uma onda de calor semelhante a de 2003, o uso constante de ar-condicionado, durante o período, aumentaria a temperatura do ar em até 2,4ºC.
Como isso é possível?
O site Euronews explicou o fenômeno. De acordo com a publicação, o ar-condicionado funciona como se fosse uma bomba de calor. Ele resfria o ambiente fechado, retirando o ar quente do local e lançando-o para o lado de fora.
Além dessa característica, existe ainda que estamos falando de equipamentos que consomem mais energia do que qualquer outro eletrodoméstico. O uso de ar-condicionado é responsável, hoje, por cerca de 10% do consumo de eletricidade no mundo.
Vale citar, ainda, outro aspecto importante nesse debate. Os aparelhos de ar-condicionado também liberam gases nocivos que agem de maneira direta no aquecimento do planeta.
Essas características já foram pontuadas, inclusive, em outros estudos. Uma pesquisa de 2014, publicada no Journal of Geophysical Research: Atmospheres expôs que o calor gerado na atmosfera pelo uso de ar-condicionado pode variar de 1ºC a 1,5ºC.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?