Cotidiano
Ei, gênio das emoções! Veja se você marca todos esses pontos
Descubra se você ou alguém que você conhece tem inteligência emocional com base em três indícios claros desse traço de personalidade.
Você sabe o que é inteligência emocional? Nada mais é do que a capacidade de compreender, reconhecer e gerenciar as próprias emoções, bem como as dos outros. Essa habilidade é fundamental para o sucesso pessoal e profissional, pois ajuda a lidar com situações desafiadoras, estabelecer relacionamentos saudáveis e tomar decisões assertivas.
Mas como saber se alguém possui ou não essa habilidade tão importante para o dia a dia? Apesar de não ser possível afirmar com certeza, existem alguns sinais que demonstram, com bastante precisão, se alguém possui ou não a tão almejada inteligência emocional. Vamos conferir?
3 sinais de inteligência emocional elevada
1. Agradecer às críticas
Normalmente, ninguém gosta de ser criticado, independentemente do tom da crítica. Inclusive, existem pesquisas que comprovam isso, demonstrando que a maioria das pessoas não procura conselhos ou feedbacks quando imagina que ouvirá algo negativo.
Além disso, mesmo quando as críticas são construtivas, é raro encontrar alguém que as utilize para melhorar suas ações ou seu desempenho, embora esse seja exatamente o propósito dessas conversas.
Agora, pessoas emocionalmente inteligentes conseguem manter os sentimentos sob controle e suportam o desconforto ao ouvir críticas, visando encontrar maneiras de melhorar, tornando-se, assim, mais talentosas, generosas e inteligentes.
2. Escutar, não apenas ouvir
Por mais estranha e incômoda que a conversa pareça, pessoas emocionalmente inteligentes realmente escutam o que está sendo dito, não apenas ouvem. Ou seja, isso significa que essas pessoas prestam atenção ao conteúdo das conversas, indo muito além de simplesmente ouvir as palavras que estão sendo pronunciadas.
Inclusive, quanto mais profundo é o assunto debatido, mais importante se torna a atitude de escutar. São nesses momentos que temos a tendência de desconsiderar as palavras, o que pode ser bastante desconfortável.
3. Reconhecer os erros
Você já ouviu o seu chefe admitir que cometeu um erro em alguma decisão? Provavelmente não, correto? No entanto, essas são as palavras mais importantes que um líder pode proferir, pois demonstram seu lado humano por trás do gestor, fazendo com que todos se sintam seguros para admitir os próprios deslizes.
Ao criar um ambiente assim, ou seja, de vulnerabilidade — no melhor sentido da palavra —, o que acontece se transforma em um verdadeiro ciclo, fazendo com que todos se sintam confortáveis para admitir erros e falhas, o que cria confiança e impulsiona o desempenho.

-
Finanças1 dia atrás
‘Foi presente de Deus’: mulher recebe transferência por engano e gasta R$ 2,4 milhões em 6 horas
-
Tecnologia5 horas atrás
Por que não desligar chamadas de spam imediatamente é a melhor escolha?
-
Cotidiano1 dia atrás
Passageiros ‘apressadinhos’ em voos podem ser punidos por nova legislação
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Novas regras para trabalho em feriados: entenda o que mudará em breve
-
Agronegócio1 dia atrás
Amigas do frio: 5 plantas ornamentais para cultivar no inverno e embelezar sua casa
-
Curiosidades2 dias atrás
Qual é a fortuna do Rei Charles III? Patrimônio tem um mistério que o cerca
-
Finanças1 dia atrás
Como escolher o melhor empréstimo: dicas essenciais para não acabar endividado
-
Moedas1 dia atrás
4 formas de investir em moedas estrangeiras sem correr o risco de perder dinheiro