Economia
Eletrodomésticos devoradores de energia: Como reduzir sua conta de luz
Recentemente, pudemos notar um aumento nos preços da eletricidade, com as contas de luz dando um grande salto em algumas casas brasileiras, mesmo sem que o consumo houvesse aumentado significantemente. Assim, é fundamental se atentar ao uso de alguns aparelhos eletrodomésticos e adotar hábitos mais econômicos.
Os principais vilões da conta de luz são os equipamentos que usam energia para gerar calor — ou frio — como o chuveiro elétrico, ar-condicionado central, fogão elétrico, secadora de roupas e secador de cabelo. Esses aparelhos podem representar uma boa parte do valor da sua conta de energia, dependendo da frequência e como são usados.
Eletrodomésticos que aumentam a conta de luz
Como mencionado, alguns eletrodomésticos podem aumentar significativamente o preço da sua conta de luz. Por isso, é importante identificar quais são e adotar um consumo inteligente para reduzir os gastos. Confira algumas dicas logo abaixo.
Chuveiro elétrico
Sempre que possível, opte por banhos gelados ou use a função verão, evitando banhos demorados. Não reutilize uma resistência queimada e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.
Ar-condicionado central
Instale-o em um local arejado e com boa circulação de ar. Evite áreas expostas ao sol e mantenha os filtros sempre limpos. Regule a temperatura em cerca de 23 graus e desligue o aparelho quando não estiver no ambiente.
Fogão elétrico
Se precisar utilizar fogão elétrico, prefira panelas com fundo plano e do mesmo tamanho das bocas do fogão. Use a tampa das panelas para acelerar o cozimento e desligue o fogão um pouco antes de terminar o preparo dos alimentos, que chegarão no ponto pelo calor residual.
Secadora de roupas
Use-a somente quando necessário, como em dias chuvosos. Não misture roupas de tecidos diferentes e separe-as por tamanho. Limpe o filtro de fiapos a cada uso e não sobrecarregue o aparelho, pois isso irá gastar ainda mais energia.
Secador de cabelo
Use-o na potência mínima e por pouco tempo. Evite usá-lo todos os dias e opte por secar os cabelos naturalmente sempre que isso for possível.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025