Conecte-se conosco

Empresas

Elon Musk pode construir fábrica da Tesla na Turquia

Empresa é norte-americana, mas tem forte presença na Europa e Ásia.

Publicado

em

O megaempresário Elon Musk pode construir uma fábrica da Tesla na Turquia.

Ao menos, esta é a vontade do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que se encontrou com Musk em Nova York, enquanto visitava os EUA para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os dois se conheceram na Casa Turca, em Manhattan e, segundo a CNBC, com o carro elétrico turco Togg ganhando as ruas em Türkiye, a Tesla entrou no mercado turco.

Por conta disso, Erdogan pediu à Tesla que estabelecesse a sua sétima fábrica na cidade, e ainda ofereceu oportunidades de colaboração com a empresa aeroespacial SpaceX, de Musk, e o programa espacial da Turquia.

O presidente também convidou o inventor bilionário para o Teknofest, o maior festival de aviação, aeroespacial e tecnologia da Turquia, que acontece entre o final de setembro e o final de outubro deste ano.

Vale lembrar que Musk dirige a Tesla, listada na Nasdaq sob o ticker TSLA, bem como a empresa de foguetes espaciais SpaceX, a empresa de inteligência artificial X.AI, e a rede social X, antigo Twitter.

Elon Musk

Em resposta a Erdogan, Musk afirmou que vários fornecedores turcos já estão trabalhando com a Tesla e que a Turquia “está entre os candidatos mais importantes” para sua próxima e sétima fábrica.

No domingo a Tesla comunicou que durante a última semana chegou aos cinco milhões de veículos produzidos. “Obrigado a todos os clientes pelo vosso contínuo suporte”, escreveu a Tesla nas redes sociais.

Na União Europeia, a fabricante recebeu 150 milhões de euros para expandir rede de Superchargers.

De acordo com agências de notícias locais, ao todo, são 352 milhões de euros que a União Europeia tem de financiamento para apoiar infraestruturas de transporte elétricos.

O plano é criar uma rede de postos de carregamento e outras infraestruturas que possam fazer desaparecer todas as falhas já foram identificadas.

Duas das suas subsidiárias na Europa (Itália e Polónia) vão receber um total de 148,72 milhões de euros para expandir rede de Superchargers em 22 países. Ao todo vão ser instalados ou atualizados 7198 Superchargers que a marca tem espalhados pela União Europeia.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS