Conecte-se conosco

Agronegócio

Em busca de uma planta incomum? Escolha a irreverente veludo roxo!

Com uma coloração espetacular, a veludo roxo é a planta ideal para compor vasos pendentes. Veja mais detalhes!

Publicado

em

Gynura aurantiaca, conhecida popularmente por veludo-roxo, é uma trepadeira ramificada de pequeno porte. Trata-se de uma planta espetacular, devido, principalmente, à coloração diferenciada de suas folhas. A espécie apresenta um tom fechado de verde e a superfície de suas folhas possui uma leve penugem arroxeada que a destaca das demais plantas.

Sendo assim, a espécie é uma ótima opção para compor vasos suspensos ou comuns, bem como jardineiras, e dar um charme todo especial na decoração da sua casa. Se interessou? Então, acompanhe as preferências e principais dicas para cultivo da veludo-roxo.

Reprodução: freepik

Cultivo

A planta veludo-roxo exige certo tempo e atenção, uma vez que necessita de muita água para manter suas folhagens hidratadas e vistosas. Ademais, deve ser cultivada à meia sombra. Assim, opte por coloca-la em ambientes internos, próxima de varandas e janelas. A luminosidade é muito importante para a planta, já que suas folhas podem ficar mais verdes do que roxas se ela não estiver recebendo luz da maneira correta. Portanto, fique atento!

Logo que adquirir sua muda, lembre-se de transplanta-la para um vaso com solo fértil, drenável, levemente ácido e enriquecido com matéria orgânica. Qualquer fertilizante usado para a manutenção de folhagens é ideal para manter a planta veludo-roxo saudável.

A planta veludo-roxo deve ser regada com frequência. Dessa forma, mantenha o substrato levemente úmido, nunca encharcado. Além disso, tome cuidado para não molhar diretamente as folhas, pois isso pode mancha-las.

A poda da planta veludo-roxo é importante para manter suas folhagens sempre vivas e brilhantes. Para estimular o crescimento da planta veludo-roxo, faça um beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento.

Após a floração, a planta veludo-roxo tende a decair. Dessa forma, aproveite as podas para fazer mudas e, assim, propagar a planta. As mudas podem ser feitas por meio de estaquia de ramos e ponteiros.

Uma curiosidade sobre a espécie é que sua floração tem um odor nada agradável! Isso, contudo, não impede que você tenha essa beleza em casa, já que o cheiro só é perceptível quando se chega muito perto das flores.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS