Finanças
Em busca do crédito perdido: Está com o nome 'sujo'?
Ter o nome “sujo” pelas dívidas é uma situação que pode trazer muitos problemas para a vida financeira de uma pessoa. Além de dificultar o acesso ao crédito, essa condição pode impedir a realização de sonhos e projetos, como comprar um carro, uma casa ou, até mesmo, fazer uma viagem.
Mas, como saber se você está ou não com o nome inscrito em algum dos órgãos de proteção ao crédito? Atualmente, existem algumas formas de consultar a sua situação cadastral e verificar se há alguma pendência em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Uma dessas maneiras, sendo também a mais prática e rápida, é simplesmente utilizar os sites ou aplicativos das empresas que registram os dados dos consumidores inadimplentes em uma espécie de “lista negra” dos maus pagadores, como no SPC, Serasa Experian e SCPC Boavista.
Para consultar o seu nome nessas plataformas, você precisa fazer um cadastro gratuito com seus dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, basta informar o seu CPF e verificar se há alguma dívida registrada em seu nome. Caso haja, é possível verificar os detalhes da pendência, como o valor, a data de vencimento e o credor.
Se você descobrir que seu nome está inscrito em algum desses órgãos, não se desespere. Existem algumas maneiras de resolver a situação e limpar o seu nome, especialmente agora, com o programa Desenrola, organizado pelo Governo Federal.
Por meio do Desenrola, que teve a primeira fase iniciada nesta última segunda-feira, 17, é possível garantir melhores condições para pagamento de débitos já negativados, como mais parcelas ou menores juros.
Outra boa ideia é aproveitar as oportunidades de feirões de renegociação de dívidas oferecidos pelas empresas de proteção ao crédito ou pelos próprios credores. Esse tipo de evento acontece, normalmente, em períodos específicos do ano, então, se informe e esteja preparado para limpar seu nome assim que possível.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp