Finanças
Em busca do crédito perdido: Está com o nome 'sujo'?
Ter o nome “sujo” pelas dívidas é uma situação que pode trazer muitos problemas para a vida financeira de uma pessoa. Além de dificultar o acesso ao crédito, essa condição pode impedir a realização de sonhos e projetos, como comprar um carro, uma casa ou, até mesmo, fazer uma viagem.
Mas, como saber se você está ou não com o nome inscrito em algum dos órgãos de proteção ao crédito? Atualmente, existem algumas formas de consultar a sua situação cadastral e verificar se há alguma pendência em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Uma dessas maneiras, sendo também a mais prática e rápida, é simplesmente utilizar os sites ou aplicativos das empresas que registram os dados dos consumidores inadimplentes em uma espécie de “lista negra” dos maus pagadores, como no SPC, Serasa Experian e SCPC Boavista.
Para consultar o seu nome nessas plataformas, você precisa fazer um cadastro gratuito com seus dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, basta informar o seu CPF e verificar se há alguma dívida registrada em seu nome. Caso haja, é possível verificar os detalhes da pendência, como o valor, a data de vencimento e o credor.
Se você descobrir que seu nome está inscrito em algum desses órgãos, não se desespere. Existem algumas maneiras de resolver a situação e limpar o seu nome, especialmente agora, com o programa Desenrola, organizado pelo Governo Federal.
Por meio do Desenrola, que teve a primeira fase iniciada nesta última segunda-feira, 17, é possível garantir melhores condições para pagamento de débitos já negativados, como mais parcelas ou menores juros.
Outra boa ideia é aproveitar as oportunidades de feirões de renegociação de dívidas oferecidos pelas empresas de proteção ao crédito ou pelos próprios credores. Esse tipo de evento acontece, normalmente, em períodos específicos do ano, então, se informe e esteja preparado para limpar seu nome assim que possível.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política7 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Agronegócio2 dias atrás
Fortuna e beleza: aprenda a decorar sua casa com a planta que atrai prosperidade
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe