Conecte-se conosco

Economia

Em cenário de queda nos preços do petróleo e preocupações com a demanda, painel da Opep+ se reúne

Grupo irá discutir o cumprimento de seu acordo para cortes de oferta e tendências de demanda.

Publicado

em

A Opep e aliados liderados pela Rússia se reunirão virtualmente nesta quinta-feira para debater o cumprimento de seu acordo para cortes de oferta à medida que são registradas baixas nos preços do petróleo e aumentam os indícios de uma recuperação econômica lenta.

O encontro também irá discutir um ocumento interno que alerta que um aumento da incidência de Covid-19 em alguns países pode limitar a demanda por petróleo, mesmo com sinais de recuperação econômica e indicações iniciais de uma redução nos estoques.

Nenhuma mudança, contudo, deve ser recomendada em sua atual meta de produção de 7,7 milhões de barris por dia (bpd), equivalente a 8% da demanda global.  O painel de grandes produtores que inclui a Arábia Saudita, líder de fato da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e a Rússia e aliados, conhecido como Opep+.

Mesmo assim, o grupo deve pressionar países como Nigéria e Emirados Árabes Unidos a cortar mais oferta para compensar produção excedente em meses anteriores, possivelmente ampliando o período para essas compensações, indicaram fontes da Opep+.

Para ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo, os produtores da Opep+ têm restringido sua produção desde janeiro de 2017, aumentado os cortes para um recorde de 9,7 milhões de bpd entre maio e julho deste ano, após a queda na demanda ocasionada pelo coronavírus.

Visando compensar o excesso de oferta em maio e julho, o grupo solicitou que o Iraque e outros produzam abaixo de suas cotas em setembro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS