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Economia

Em junho, mais de 300 mil pequenos negócios foram abertos no Brasil

Levantamento do Sebrae.

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Cada vez mais pessoas estão concretizando o sonho de ter seu próprio negócio, conforme aponta um levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal do Brasil. Somente em junho, mais de 338,8 mil pequenos negócios foram abertos em todo o país. Esse número representa 96,2% do total de 352,1 mil empresas de todos os portes criadas no mês, superando em 4% o número de novas empresas em junho do ano passado. No primeiro semestre de 2024, foram registrados 2,1 milhões de novos pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais (MEI) compuseram 76,5% dos pequenos negócios abertos no primeiro semestre, enquanto as microempresas (ME) representaram 19,3% e as empresas de pequeno porte (EPP) corresponderam a 4,2%. O setor de Serviços foi o destaque, com 61,4% do total de novas empresas em junho, somando 208 mil novos negócios. Em seguida vieram o Comércio (22,8%), a Indústria de Transformação (7,7%) e a Construção (7,2%). Regionalmente, o Sudeste liderou com 175,5 mil novos pequenos negócios, seguido pelo Sul (63,5 mil), Nordeste (50 mil), Centro-Oeste (32,5 mil) e Norte (17,1 mil).

Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, esses números refletem o otimismo do povo brasileiro em resposta aos sinais positivos da economia sob a gestão de Lula e Geraldo Alckmin.

“O povo brasileiro é empreendedor. Esses dados são um grande indicador do nosso sonho de um Brasil para todos, com igualdade. A criação de empresas neste primeiro semestre superou a geração de empregos. Enquanto foram criados 2,1 milhões de novos negócios, a geração de empregos formais de janeiro a maio foi de quase 655 mil vagas”, afirmou Lima.

Entre os microempreendedores individuais (MEI), o setor de publicidade liderou as aberturas em junho, com 15,5 mil novos empreendimentos, seguido por cabeleireiros e beleza (15,4 mil) e transporte rodoviário de carga (14,7 mil). Entre as Micro e Pequenas Empresas (MPE), as clínicas médicas e odontológicas mantiveram a liderança, com 4,6 mil novos registros, seguidas por escritórios administrativos (3,8 mil novos negócios) e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (aproximadamente 3,7 mil novas empresas).

MEI

MEI, ou Microempreendedor Individual, é uma categoria de formalização para pequenos empreendedores no Brasil, criada para simplificar o processo de registro e legalização de negócios de pessoas que trabalham por conta própria. Ao se tornar MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ, o que permite a emissão de notas fiscais, acesso a benefícios previdenciários, e a possibilidade de participar de licitações públicas. O MEI tem um limite de faturamento anual e deve atender a critérios específicos, como não ser sócio ou titular de outra empresa e contratar no máximo um empregado.

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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