Empresas
Embraer e norte-americana Zanite vão criar a Nova Eve, empresa de carros voadores nos EUA
A Embraer está na bolsa brasileira (B3) e terá ações na NYSE por meio desta combinação de negócios
A Embraer e norte-americana Zanite assinaram por projetos de mobilidade aérea, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, o movimento se deu por meio das subsidiárias Eve e Embraer Aircraft Holding (EAH).
Já a Zanite Acquisition Corp. (Zanite) é uma companhia de capital aberto constituída de acordo com as leis do Estado de Delaware, Estados Unidos, com propósito específico para a aquisição de negócios (SPAC – special purpose acquisition company).
O movimento diz respeito ao Business Combination Agreement (BCA) para negócios de mobilidade aérea urbana, que incluem o desenvolvimento e certificação de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).
Também a criação de uma rede de manutenção e serviços para eVTOLs e a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo para eVTOLs serão combinados com a Zanite, e as ações da sociedade resultante serão listadas em bolsa nos Estados Unidos.
Embraer
Ainda de acordo com o documento, no contexto da Combinação, a Companhia, a Eve e a EAH também celebraram um Contribution Agreement, que rege a transferência de certos ativos e passivos relativos ao Negócio UAM para a Eve e a transferência de units da Eve para a EAH em preparação para a Combinação.
A Combinação será concretizada por meio de uma permuta de units da Eve, que são detidas pela EAH, por ações ordinárias da Zanite. Após consumada tal permuta, a Zanite deterá 100% das ações da Eve e a Zanite mudará sua denominação para EVE Holding, Inc. (a Nova Eve).
No contexto da Combinação, a Companhia também celebrou contratos para fornecimento de produtos, matérias-primas e serviços para a Eve, já vigentes, e que terão continuidade após a implementação da Combinação.
Com o fechamento da Combinação, a EAH passará a deter 237,5 milhões de ações ordinárias da Nova Eve, representativas de aproximadamente 82% do total de ações ordinárias da Nova Eve no fechamento.
A EAH receberá 220 milhões de ações ordinárias em permuta por units da Eve e 17,5 milhões de ações contra a contribuição pela EAH de US$175 milhões em dinheiro.
As demais ações ordinárias serão detidas pelos acionistas de mercado da Zanite, pelo patrocinador (sponsor) da Zanite e certos terceiros investidores que celebrem contratos de subscrição para adquirir ações ordinárias da Zanite no fechamento da Combinação.
No contexto destes contratos de subscrição, a Embraer celebrou acordos com alguns investidores estratégicos para proteger estes investidores com relação a variações de até US$ 30 milhões do valor de seus compromissos de investimento, mediante a outorga de créditos para a compra de peças ou o pagamento em caixa pela transferência de ações da Nova Eve para a Embraer.
A Nova Eve será listada na New York Stock Exchange e deverá publicar relatórios e informações financeiras sobre suas atividades de acordo com a regulamentação da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos da América (“SEC”).
A Combinação, que foi aprovada por unanimidade pelos Conselhos de Administração da Zanite e da Companhia, deve ser concluída no segundo trimestre de 2022, sujeito à obtenção de aprovação por órgãos reguladores, aprovação da operação pelos acionistas da Zanite e outras condições usuais.
A Embraer está na bolsa brasileira (B3) sob o ticker EMBR3.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?