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Embraer: Eve seleciona KAI como fornecedora de pilones do eVTOL

Fabricante brasileira de aeronaves.

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A Embraer (EMBR3) comunicou que a Eve Air Mobility selecionou a Korea Aerospace Industries Ltd. (KAI) como fornecedora dos pilones para suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os pilones são componentes essenciais que sustentam as unidades de energia elétrica e os oito rotores necessários para decolagens e pousos verticais.

“Com sua excelente performance em qualidade, tecnologia e negócios, a KAI se destaca no fornecimento de componentes aeroestruturais para várias aeronaves, incluindo o E-Jet E2 da Embraer”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Estamos entusiasmados em receber a KAI em nosso seleto grupo de fornecedores, que colaborarão conosco desde a fase de prototipagem até a produção das aeronaves”.

Nos últimos trinta anos, a KAI tem sido uma fornecedora essencial de componentes aeroestruturais de grande escala para fabricantes de aeronaves globais, como o modelo E-Jet E2 da Embraer. Este acordo marca a entrada da KAI no mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM). No ano passado, Goo Young Kang, CEO da KAI, destacou o espaço e a mobilidade aérea futura como foco estratégico da empresa para 2050. Recentemente, a KAI anunciou um significativo investimento na infraestrutura de produção para expandir sua participação na indústria de AAM.

Embraer: Eve

A KAI é a mais recente adição à lista de fornecedores da Eve para seu eVTOL. Em fevereiro, a Eve escolheu a Aciturri para fornecer revestimentos e longarinas das asas, além das bordas de ataque e de fuga, e a Crouzet para o controle do piloto. Em janeiro, a Thales foi anunciada como fornecedora de sensores e computadores, enquanto a Honeywell foi selecionada para os sistemas de orientação, navegação e iluminação externa.

A RECARO Aircraft Seating fornecerá os assentos, e a FACC será responsável pelo estabilizador horizontal e vertical, incluindo o leme e o profundor. No ano passado, a Eve escolheu a Garmin para os aviônicos, a Liebherr-Aerospace para os atuadores de controle de voo e a Intergalactic para o sistema de gerenciamento térmico. A Eve também firmou parceria com a Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, para desenvolver o sistema de propulsão elétrica da aeronave. Além disso, a BAE Systems foi escolhida para fornecer o sistema de armazenamento de energia e a Duc Hélice Propellers para os rotores e hélices.

eVTOL

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise), com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voo de cruzeiro, eliminando a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Este design recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, o eVTOL foi projetado para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

No ano passado, a Eve anunciou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida em Taubaté, São Paulo, e iniciou a montagem do primeiro protótipo em escala real, que seguirá para a fase de testes. As primeiras entregas e a entrada em serviço do eVTOL da Eve estão programadas para 2026.

Simultaneamente, a Eve está desenvolvendo um portfólio abrangente de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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