Empresas
Embraer recebe pedido de aeronaves do governo da Suécia
Fabricante brasileira de aeronaves.
A Suécia confirmou oficialmente a compra de quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer (EMBR3), um passo importante para fortalecer as capacidades de transporte militar do país. O anúncio foi feito pela empresa dia 1º, e destaca a continuidade da expansão do programa C-390, que já conta com a adesão de outros países, incluindo a Holanda e Áustria.
O compromisso da Suécia foi oficializado durante a LAAD Defence & Security 2025, evento que contou com a presença de Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. O acordo segue uma recente assinatura formalizando a entrada da Suécia no programa C-390, uma parceria estratégica que visa ampliar a interoperabilidade e a colaboração no setor de defesa europeu.
Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, destacou a importância da aeronave para a estratégia de defesa do país: “Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção à aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas.”
Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, também comemorou o avanço, enfatizando as vantagens estratégicas da aeronave: “O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliarão as sinergias europeias existentes em interoperabilidade, treinamento e suporte ao ciclo de vida.”
A aeronave
O C-390 Millennium é considerado um divisor de águas no transporte aéreo militar, destacando-se por sua versatilidade, confiabilidade, eficiência e custo operacional reduzido. Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 tem se consolidado como uma das principais aeronaves de transporte militar, sendo adquirido por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, além de um cliente não revelado.
Com uma capacidade de transporte de 26 toneladas e velocidade de até 470 nós, o C-390 pode realizar uma vasta gama de missões, como transporte de tropas e cargas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. Além disso, é capaz de operar em pistas não pavimentadas, como terra batida, cascalho e solo, o que o torna ideal para operações em ambientes desafiadores.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças12 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política10 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Economia1 dia atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar