Agronegócio
Embrapa lança cultivar de guaraná propagada por semente
Nova cultivar pode aumentar a produtividade anual da planta em mais de sete vezes
A planta nativa da Amazônia já é produzida em 70 municípios de sete Estados brasileiros, com destaque para a Bahia, o Amazonas e o Mato Grosso, que representam juntos 93,5% da produção nacional total. Mas o número de áreas de plantio pode aumentar em pouco tempo.
Agora, o Programa de Melhoramento Genético do Guaranazeiro, da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), anunciou a primeira cultivar de guaraná propagada por sementes: a BRS Noçoquém. O nome, de origem indígena, faz referência a um lugar encantado, citado na lenda que conta a origem do guaraná. Antes, apenas o método de estaquia, que consiste no plantio de estacas de caule, raízes ou folhas, era utilizado.
Segundo a Embrapa, a nova cultivar pode aumentar a produtividade anual em mais de sete vezes, alcançando 2,3 kg/planta enquanto a média do Amazonas é de 0,3 kg/planta. O novo tipo de guaraná também possui mais resistência à antracnose, principal doença que afeta a planta. Análises realizadas nas sementes colhidas apontam também um bom nível de cafeína, com teores entre 4% e 5%.
Segundo o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, André Atroch, a técnica também reduz o custo para o produtor. “A forma de reprodução por sementes possibilita ao produtor fazer suas próprias mudas para expansão dos cultivos, após receber o lote de sementes básicas da cultivar. Da mesma forma, a produção de mudas em viveiros licenciados é mais fácil e econômica, diminuindo o preço de venda para o produtor rural”, afirma.
Ainda de acordo com o pesquisador, o período da formação da muda de guaraná por sementes é de aproximadamente 12 meses, desde a coleta ou aquisição das sementes até o plantio definitivo no campo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025