Economia
Emplacamento de veículos cresce em novembro, indica Fenabrave
Houve menor número de dias úteis.
O emplacamento de veículos registrou um aumento de 5,3% em novembro em comparação com o mesmo mês de 2022, totalizando 361,2 mil unidades. Entretanto, em relação a outubro, houve uma queda de 3,7%, conforme dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) ontem.
A Fenabrave atribui essa redução ao menor número de dias úteis e às pontes de feriados ocorridas em novembro. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, destacou que estados importantes, como São Paulo, tiveram apenas 19 dias úteis em novembro, em comparação com 21 em outubro, o que afetou o volume de emplacamentos.
Apesar desse cenário, Andreta observou sinais positivos, como o aumento nas vendas diárias, indicando que o resultado teria sido mais expressivo sem o impacto dos feriados. Ele apontou para a queda nas taxas de juros e a melhora nas condições de crédito no setor automotivo, atribuindo esses fatores à menor inadimplência e à redução na taxa de desocupação da população no trimestre.
Fenabrave
No segmento de automóveis e comerciais leves, houve um aumento de 5,06% em novembro em comparação com o mesmo mês de 2022. Já os automóveis e comerciais leves eletrificados apresentaram um aumento significativo de 112,2% em base anual.
Quanto aos caminhões, houve uma queda de 8,91% em novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, impactada pelo custo do crédito e pelos veículos Euro 6, que seguem normas mais rígidas de emissão de poluentes para motores a diesel.
No segmento de ônibus, a Fenabrave identificou uma redução de 8,1% em novembro em relação ao mesmo período de 2022. Por outro lado, a área de implementos rodoviários registrou um aumento de 21,9% em base anual, e o segmento de motocicletas cresceu 5,8%.
A Federação
A Fenabrave congrega 52 Associações de Marca de veículos, abrangendo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas. Representando mais de 7,3 mil concessionárias de veículos no Brasil, essas empresas, em conjunto, contribuem para a geração de mais de 300 mil empregos diretos, correspondendo a 4,26% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Em 2014, o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil registrou uma receita de R$ 287,9 bilhões, equivalente a 5,2% do PIB nacional.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção