Conecte-se conosco

Empresas

Empresas brasileiras estão entre as que pagam impostos mais altos no mundo; Entenda

Entre 225 países, o Brasil ficou em 15º lugar entre os que mais cobram impostos de empresas. Os dados são da pesquisa feita pela Tax Foundation.

Publicado

em

Os dados que serão apresentados estão presentes em uma pesquisa feita pela Tax Foundation, uma organização fiscal norte-americana, sem fins lucrativos.

Entre os 225 países que estão apresentados na pesquisa, o Brasil se encontra na 15ª colocação entre aqueles que possuem as maiores taxas de impostos de empresas.

O país que detém a liderança no ranking fica na costa leste do continente africano e se chama Comores. A alíquota cobrada das empresas em Comores é, supreendentemente, de 50%.

O ranking continua com países que possuem alíquotas perto dos 35%, sendo esses países como Venezuela, Argentina, Colômbia, Cuba, Suriname e Brasil.

A taxa atual cobrada no Brasil é de 34%, sendo desses 9% referentes à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e o restante, 25%, destinado ao Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ).

No entanto, a taxa nem sempre foi essa. Para que pudéssemos chegar a essa alíquota, o valor passou por mudanças no decorrer dos anos. A porcentagem foi de 35% por 40 anos. E foi apenas no início dos anos 1990 que ela veio a cair, tornando-se 25%.

No entanto, a alíquota cobrada das empresas acabou por retornar a subir no ano de 2001, quando chegou aos 34% que segue a ser cobrado até os dias atuais.

Para se ter uma noção de como o valor da alíquota é superior em alguns países, destoando de outros, podemos compará-las com as de países desenvolvidos.

Como os Estados Unidos, onde a taxa é de 25%. No Reino Unido, o valor é de apenas 19%. Enquanto isso, no Canadá, a taxa é de 27%. Por fim, no Japão, o valor da alíquota é de 30%.

Entre os países que participam da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o único país que se equipara às taxas brasileiras é a Colômbia. Enquanto isso, os países que lideram a OCDE, como a Austrália, México e Portugal, têm a média de taxa em 30%.

A OCDE é composta por 38 países, entre desenvolvidos e emergentes, como Chile, Turquia e México. Enquanto isso, países como o Brasil e a China não integram a organização.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS