Empresas
Empresas familiares e seus mitos
No mundo dos negócios, existem alguns mitos que giram em torno das empresas familiares. Porém, na prática, esses mitos não fundamentam-se.
No ramo dos negócios e do empreendimento, existem diversos tipos de empresas, desde companhias compartilhadas por ações a empresas familiares.
Veja também: Mercado Pago cria curso para ensinar educação financeira para mulheres empreendedoras
E, em relação as empresas familiares, existem alguns mitos a serem quebrados. Por mais que muitas pessoas pensem que empresas familiares geralmente são negócios pequenos, essa premissa não é verdadeira, muito pelo contrário, existem empresas familiares com proporções astronômicas, como é o caso do Walmart, Volkswagen, Berkshire, Exor e Ford.
Em Portugal, por exemplo, 75% do tecido empresarial é formado por empresas familiares. Essa dinâmica se espalha ainda pelo resto da Europa, na qual 65% no Reino Unido a 85% na Espanha, Áustria e Finlândia, e, também do outro lado do oceano, onde 37% da Fortune 500 são empresas familiares.
Em vista disso, outro mito que gira em torno das empresas familiares é o fato de serem majoritariamente conservadoras e pouco inovadoras no mercado. No entanto, um estudo realizado pela Forbes em 2017 apontou que mais de 50% das empresas que efetivamente inovaram na Europa eram geridas por famílias.
Além disso, o que torna o processo de inovação dessas empresas bem específico é o fato de que elas inovam através da tradição. Além disso, a identidade de uma empresa familiar é o reflexo de anos acumulando conhecimentos e passando de geração a geração, o que possibilita a capacidade de catapultar o mercado em relação a inovação.
Destarte, geralmente, as empresas familiares buscam expressar seu vínculo afetivo com o local de origem em detrimento do lucro absoluto, que, nada mais é que o reflexo da dedicação. Em suma, gerir um negócio é uma atividade extremamente complexa, sem sombra de dúvidas, tanto em empresas que não são familiares como as que encontram-se nesse patamar.
No entanto, é necessário compreender que alguns mitos que giram em torno das empresas familiares precisam ser quebrados, uma vez que o mercado, pelo menos em grande parte da Europa, pertence a essas famílias.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia10 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia16 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?