Empresas
Enauta negocia contratação do FPSO para o Sistema Definitivo do Campo de Atlanta
Unidade Flutuante de Armazenamento
A Enauta entrou em negociação direta para contratação de uma FPSO para o Sistema Definitivo do Campo de Atlanta, informou a companhia por meio de fato relevante nesta quinta-feira (26).
De acordo com o documento, a empresa assinou Memorando de Entendimento (MoU) com a Yinson Holdings Berhad, por meio de sua subsidiária Yinson Acacia Ltd.
Trata-se de uma unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO) e o MoU estabelece o início de negociação direta com exclusividade, abrangendo os acordos para afretamento, operação e manutenção da unidade de produção.
Já a Yinson é uma empresa independente de prestação de serviços de FPSOs que atua globalmente e opera unidades de produção na África Ocidental, Américas, Europa e Sudeste.
Enauta
Ainda de acordo com o documento, o MoU representa uma oportunidade de antecipar decisões relevantes para o sucesso da licitação do sistema definitivo de Atlanta e permite maior previsibilidade do início da operação e condições do SD de Atlanta.
“Decidimos seguir em frente com a Yinson, uma empresa tradicionalmente fornecedora de FPSOs, mundialmente conhecida, que já está se estabelecendo no mercado brasileiro”, informu.
E acrescentou: “chegamos a um acordo que corresponde às nossas expectativas de entregar um sistema de produção seguro e robusto. A Enauta também está alinhada com a Yinson em implementar soluções que minimizem a intensidade de carbono por barril produzido.”
Barris
Conforme a empresa, o processo de licitação do FPSO considera uma unidade com capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, ao qual estarão conectados de 6 a 8 poços produtores, três deles já em operação no Sistema de Produção Antecipada.
A licitação considera a adaptação de um FPSO existente e ainda não utilizado, o OSX-2, possibilitada por um contrato de exclusividade com opção de compra assinado pela Enauta.
O processo de licitação dos demais serviços e equipamentos necessários para o desenvolvimento do SD está em andamento.
“Adicionalmente, a companhia entrou com o pedido junto ao IBAMA para a obtenção da licença prévia do SD, e espera tomar a decisão final de investimento do SD no início de 2022 para assegurar o início da produção em meados de 2024”, frisou.
Localizado na Bacia de Santos, o Campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia S.A., subsidiária integral da Companhia, que também detém 100% deste ativo.
A Enauta está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker ENAT3.
Veja o documento:
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças2 dias atrás
Recupere seu dinheiro: aprenda a cancelar uma transferência bancária