Conecte-se conosco

Empresas

Enel acelera aposta em renováveis e lucros ficam dentro do previsto

Enel pretende investir quase 29 bilhões de euros até 2022 em negócios de energia renovável e redução da capacidade e geração com carvão.

Publicado

em

A Enel, maior companhia de serviços públicos da Itália, reiterou suas metas para este ano após reportar lucro operacional alinhado com as previsões nos nove primeiros meses de 2020, além de dizer que vai intensificar planos para redução de sua emissão de carbono.

O grupo teve queda de 0,9% na receita operacional recorrente do grupo no período, para 13,1 bilhões de euros ou 15,5 bilhões de dólares, com o avanço em energias renováveis e redes na Europa quase compensando o choque gerado pela pandemia de coronavírus e efeitos cambiais na América Latina.

A elétrica, que é uma das maiores empresas de energia limpa do mundo, afirmou que colocou em operação 900 megawatts (MW) em nova capacidade de energia renovável no terceiro trimestre e instalou 4.100 MW de nova capacidade em renováveis nos últimos 12 meses.

A produção de energia da Enel a partir de carvão despencou 71% de janeiro a setembro, quando a produção livre de emissões disparou para 65%.

Controladora da espanhola Endesa, a companhia prometeu investimento de quase 29 bilhões de euros até 2022, voltado para impulsionar seus negócios em energia renovável e em cortar a capacidade e a geração com carvão.

Em outubro, a Enel aumentou para 80% sua meta de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030, de 70% antes.

A elétrica também afirmou que pagará um dividendo intermediário de 0,175 euro por ação, valor 9,4% maior que os proventos intermediários de 2019. A Enel prevê lucro operacional recorrente de aproximadamente 18 bilhões de euros neste ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS