Conecte-se conosco

Empresas

Enel deve investir 160 bi de euros para ser “gigante” verde

Controladora da espanhola Endesa quer ficar livre de carbono até 2050.

Publicado

em

A Enel planeja investir 160 bilhões de euros (190 bilhões de dólares) na próxima década para se tornar uma “gigante” renovável, bem como ficar livre de carbono até 2050.

A elétrica também quer captar mais 30 bilhões de euros de partes externas ao grupo para ampliar os gastos totais a 190 bilhões de euros, parte de seu esforço para impulsionar os lucros e cortar suas emissões de carbono em 80% até 2030.

O anúncio segue a tendência de grandes companhias de serviços públicos da Europa, que estão investindo pesado em áreas “limpas” de seus negócios, conforme o avanço tecnológico e leis mais severas no combate à mudança climática obrigam as empresas de energia, como grandes petroleiras, a rever suas estratégias.

Controladora da espanhola Endesa, a Enel afirmou que vai investir cerca de 70 bilhões de euros em energia renovável até 2030, tendo como meta quase triplicar sua capacidade na área, para 120 gigawatts (GW), diante de planos de um “pipeline” renovável de mais de 140 GW.

“Nós planejamos fortalecer nossa posição com uma gigante do setor renovável”, disse em uma conferência Francesco Starace, CEO da Enel. Aproximadamente 80% da produção será oriunda de energias “verdes” até 2030, contra 54% no momento, de acordo com Starace.

O chefe da empresa disse ainda que o mercado norte-americano continua atraente para investimentos em energia renovável, assim como a Europa, ao passo que Ásia e Índia terão um “grande papel” no crescimento à frente.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS