Conecte-se conosco

Economia

Energia renovável em casa: quantos painéis solares são suficientes?

A energia solar pode ser uma grande aliada para deixar a conta de luz mais barata.

Publicado

em

As mudanças climáticas, infelizmente, estão fazendo com que nosso planeta fique cada vez mais quente e, com isso, intensifica-se a busca por novas maneiras de se refrescar no calor. Em consequência, é inevitável que o consumo de energia elétrica também aumente, o que costuma pesar no bolso de muitas pessoas ao final do mês.

Portanto, para economizar no longo prazo, instalar painéis solares em casa pode ser uma opção bastante viável para os consumidores. Assim, o indivíduo consegue ajudar o meio ambiente e, simultaneamente, reduzir sua dependência das redes convencionais.

Quantas placas são necessárias para abastecer uma residência com eficiência? Essa é uma pergunta bastante comum, mas a resposta é um pouco complexa. A quantidade de unidades dependerá do consumo da casa; portanto, é necessário realizar um cálculo muito cuidadoso antes de iniciar um projeto desse tipo.

Entendendo como a conta é feita

Avaliar o desempenho é fundamental para planejar a montagem de uma unidade de geração fotovoltaica. Essa estrutura é capaz de gerar eletricidade por meio de diversas células combinadas em painéis solares. Logo, como mencionado anteriormente, a quantidade desses equipamentos pode variar de uma residência para outra.

Logo, o cálculo pode parecer complicado, mas é essencial para quem deseja beneficiar-se disso. Vamos supor que o consumo médio de um imóvel seja de 280 kWh mensais em um município que possua, aproximadamente, 7 horas de sol diariamente. Em seguida, consideramos painéis de 256 Watts com uma média de perda energética de 20%.

Nestes termos apresentados, cada uma das placas poderia gerar quase 1,484 kWh por dia. Assim, de maneira individual, cada módulo teria a capacidade de produzir cerca de 44,52 kWh mensalmente. Seguindo uma regra de três simples, concluímos que:

  • 1 = 44,52 kWh;
  • x = 280 kWh;
  • x = aproximadamente 6,3.

Para atender a uma demanda de 280 kWh no mês, conforme mostrado no exemplo anterior, seriam necessários quase 7 módulos fotovoltaicos. Assim, um local pequeno e de baixo consumo necessitaria apenas de uma instalação mais simples e, consequentemente, menos cara.

Por fim, os números apresentados são apenas valores aproximados, e é essencial poder contar com um serviço de consultoria profissional para avaliar cada situação específica. Além disso, existem outros fatores que também podem influenciar o cálculo, tais como a inclinação do telhado e a orientação solar.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS