Conecte-se conosco

Empresas

Eneva deve insistir em fusão com Vibra

Ambas empresas atuam em energia.

Publicado

em

Imagem mostra a Vibra Energia.

Na segunda quinzena de janeiro, uma nova proposta de fusão entre a Eneva (ENEV3) e a Vibra (VBBR3) será apresentada. A informação é do jornal O Globo.

Vale lembrar que um mês atrás o conselho da Vibra considerou “injustificável” a relação de troca proposta pela Eneva na fusão entre as duas empresas, mas indicou disposição para negociar caso a elétrica esteja interessada em “melhorar significativamente” os termos apresentados.

Isso porque no dia 26 de janeiro a Eneva apresentou uma proposta não vinculante de fusão com a Vibra, buscando criar uma grande empresa de energia ao agregar operações de exploração de gás natural, geração termelétrica e renovável à distribuição de combustíveis.

Eneva

Além disso, a Eneva, proprietária da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), concordou em pagar entre R$ 5 milhões e R$ 12 milhões anuais à distribuidora estadual de gás canalizado Sergas para encerrar uma disputa judicial sobre o transporte do gás consumido pela UTE Porto de Sergipe (1,5 GW).

O valor a ser pago dependerá do despacho da usina e será independente da origem do gás, seja importado ou trazido pela malha de gasodutos de transporte, à qual a termelétrica será interligada a partir deste ano.

A UTE Porto de Sergipe, inicialmente concebida como um projeto isolado da malha de gasodutos, era abastecida diretamente por um terminal de gás natural liquefeito (GNL). A Transportadora Associada de Gás (TAG), do grupo Engie e CDPQ, está realizando a interligação do terminal com a rede de transporte.

A disputa, originada em 2019 quando a Celse pertencia à Golar Power, levou à venda do ativo para a New Fortress Energy em 2021 e, posteriormente, à aquisição pela Eneva em 2022, junto com a termelétrica e o terminal de regaseificação associado.

A empresa

A Eneva é uma empresa brasileira do setor de energia, atuando principalmente na geração termelétrica e exploração de gás natural. A empresa é conhecida por desenvolver, construir e operar projetos integrados de geração de energia elétrica, utilizando fontes como gás natural.

A atuação da Eneva abrange diferentes segmentos da cadeia de valor do setor elétrico, incluindo exploração e produção de gás natural, geração de energia elétrica, comercialização e trading de energia.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS