Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Eneva investe em startup de mobilidade elétrica

Companhia comunicou o início da produção no campo de Gavião Tesoura.

Publicado

em

EVEV3

A Eneva (ENEV3) está investindo em em startup de mobilidade elétrica.

A companhia tem apostado suas fichas na Voltta, companhia de tecnologia fundada em 2019 como parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel.

A empresa é uma plataforma de dados e gestão de frotas e de postos de recarga de veículos elétricos para condomínios, operadores logísticos e empresas de mobilidade. Após passar por uma aceleração no Cubo Itaú, o negócio ganhou vida própria no ano passado, em uma sociedade da Eneva com a Entech Renováveis.

Levantamento de O Globo aponta que a Eneva está investindo R$ 4,5 milhões na empresa, recurso que se soma a um aporte anterior de R$ 2 milhões — ambos já fora do programa da Aneel.

Também traz que já em fase operacional, a Voltta firmou recentemente um acordo com uma grande montadora que produz caminhões elétricos e acumula 450MWh de energia transacionada.

E acrescenta que a solução da Voltta inclui uma interface para o consumidor final da infraestrutura de recarga e permite reservar slots, monitorar consumo e eficiência de veículos, fazer pagamentos e calcular emissões evitadas por meio de um aplicativo.

O periódico lembra, ainda, que a Eneva é a maior operadora privada de gás natural onshore do país, a Eneva tem outras três startups no portfólio: a Beenx, empresa de negociação de energia elétrica no mercado livre, a Sunne, plataforma de compartilhamento de créditos de energia, e a Pix Force, de inteligência artificial.

Eneva (ENEV3): Gavião Tesoura

A Eneva comunicou o início da produção no campo de Gavião Tesoura, localizado na Bacia do Parnaíba, no Maranhão.o referido campo surge como um destaque, com uma estimativa inicial de potencial para a produção de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia, conforme apresentado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sua localização abrange os municípios de São Luís Gonzaga, Bacabal e Bom Lugar, situados a aproximadamente 200 km ao sul de São Luís.

Dotado de seis poços, todos já aptos à produção, o GVTE ganha vida após cerca de 5 anos desde a confirmação de sua viabilidade comercial, em setembro de 2018, e marca sua produção a partir do poço 7-GVTE-2D-MA, em julho de 2023.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS