Ações, Units e ETF's
Eneva obtém mudanças de prazo sobre UTE Porto do Pecém II
Empresa atua no setor de eergia.
A Eneva (ENEV3) obteve da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudanças de prazo sobre a do Pecém II, conforme documento encaminhado ao mercado.
De acordo com a empresa, a medida foi aprovada por unanimidade e visa postergar a data de fim de suprimento dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) da Central Geradora Termelétrica – UTE Porto do Pecém II.
Também disse que a nova data é até 2 de setembro de 2028, configurando aumento de prazo de 246 dias em relação ao prazo anterior de até 31 dezembro de 2027.
Na mesma reunião, a Aneel aprovou a alteração do término da vigência da outorga da UTE Porto do Pecém II, à qual serão acrescidos 246 dias, passando a vigorar até 27 de janeiro de 2045.
As decisões da agência atendem a pedido da Eneva, feito em função do reconhecimento de excludente de responsabilidade concedido pela Aneel em 2013.
A ação ENEV3 encerrou o dia 20 cotada a R$ 12,90.
Eneva (ENEV3)
Vale lembrar que na última semana a companhia iniciou as operações de um novo serviço de estocagem de gás natural liquefeito (GNL) para terceiros, no terminal de regaseificação de Sergipe.
A empresa realizou, no terceiro trimestre, a primeira operação do tipo, no navio regaseificador do Hub Sergipe, para a Qatar Energy.
A Qatar Energy é uma das sócias da Ocean LNG, joint venture com a ExxonMobil que tem contrato de longo prazo para fornecimento de GNL para a termelétrica Porto de Sergipe.
O contrato prevê o armazenamento de 152 mil m3 de GNL por até seis meses, até março de 2024.
O presidente da Eneva, Lino Cançado, explicou que a empresa oferece, no contrato, a capacidade ociosa do navio regaseificador e que a Qatar Energy, como uma trader de GNL, usa o serviço para aproveitar oportunidades de arbitragem no mercado – como comprar cargas em momentos de baixa para revender posteriormente em cenários de preços mais altos.
A empresa
A Eneva é uma empresa brasileira integrada de energia que atua nos setores de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica. Sob o nome de MPX Energia, entrou em operação em 2001 e sua oferta pública inicial foi realizada em 14 de dezembro de 2007.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira