Empresas
Entenda a importância e como emitir uma Nota Fiscal eletrônica!
Conforme a lei, toda empresa, seja grande ou pequena, deve emitir as notas fiscais de cada venda realizada e guardá-las durante 5 anos.
Existe uma dúvida recorrente na vida de muitos empreendedores no que diz respeito à emissão de notas fiscais. É sabido que de acordo com a lei toda empresa, independentemente do tamanho, deve emitir as notas fiscais de cada venda realizada. Isso auxilia muito no processo de controle administrativo e financeiro de uma organização.
Além disso, de acordo com a lei, todas as notas fiscais emitidas por uma empresa devem ser guardadas por, pelo menos, 5 anos para serem analisadas em caso de avaliações administrativas, fiscalização e comprovação em processos judiciais.
Nesse contexto, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento eletrônico criado para substituir as notas fiscais de talão. Antes que você se assuste com o fato de ter que guardar todas as notas fiscais, saiba que não existe obrigatoriedade de imprimir essa nota, podendo ser armazenada virtualmente através da nuvem, no formato XML.
Dessa maneira, também existe o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que é possível apresentar para quem solicitar essa nota fiscal.
Não obstante, a Nota Fiscal eletrônica é uma prática que ajuda na automatização do processo de emissão de notas, além de garantir a segurança de dados tanto do CPNJ, quanto do cliente. Segurança está garantida, pela transmissão imediata de dados para a Receita Federal e assinatura eletrônica da nota realizada pelo Certificado Digital.
Devido ao grande fluxo, muitos empreendedores não acompanham a emissão da nota fiscal no seu CNPJ. No entanto, é muito importante conferir os dados nos quais estão dispostos
A NFe garante praticidade, economia e agilidade na emissão, contudo ela pode trazer algumas complicações para o contribuinte. Por se tratar de um documento eletrônico, muitas vezes os empresários acabam não conseguindo acompanhar a rotina de emissão para o seu CNPJ.
Dessa maneira, é importante salientar que analisar a DANFE é fundamental. Para isso verifique o nome do emitente, o seu CNPJ, a inscrição estadual, descrição dos produtos ou serviços, as quantidades e os valores envolvidos.
Por fim, para consultar uma nota fiscal emitida no seu CNPJ é necessário seguir os seguintes passos:
- O primeiro passo é acessar o Portal Nacional da SEFAZ;
- Em seguida, digite a chave de acesso no campo correspondente;
- Confirme o captcha selecionando a opção “não sou um robô”;
- Por fim, insira o seu certificado digital A1 ou A3.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?