Automobilística
Entenda as novas placas Mercosul: Cores e seu uso obrigatório!
Em vigor desde 2020, a nova placa veicular ainda é um grande mistério para muitos. Tire todas suas dúvidas sobre a “novidade”.
Para aqueles que usavam as placas veiculares como maneira de escapar do tédio em longas viagens, observando de qual cidade e estado cada veículo vinha, as novas placas Mercosul não são as mais agradáveis.
No entanto, essas têm um propósito: criar um padrão para os veículos de países integrantes do bloco econômico, Mercosul. Mas não acaba por aí: quer saber as vantagens e desvantagens da nova placa? Acompanhe a matéria.
Em vigor desde 2020, a placa Mercosul ainda é uma incógnita para muitos brasileiros, que não entendem seu significado, as suas cores e a sua necessidade.
Placa antiga x Placa Mercosul
As diferenças visuais entre ambas as placas são notáveis. Na placa veicular antiga, era possível saber a cidade e o estado da onde o carro foi registrado. Agora, a informação que consta, à primeira vista, é o nome do país e a sua bandeira.
Teremos também que dar adeus ao antigo padrão que compunha as placas. Antes, era utilizado o padrão de três letras e quatro números, como “AAA-1234”.
O novo padrão adotado no Brasil pode ser diferente em outros países do bloco: é composto por três letras, um número, uma letra e dois números, como “AAA1B22”.
Conheça a placa Mercosul
A placa Mercosul foi criada com a intenção de dificultar fraudes. Isso porque seu design conta com ondas, um QR Code, relevo e marca d’água, tudo isso, para garantir mais segurança aos proprietários desses veículos.
Como já dito anteriormente, uma das intenções com a nova placa é determinar um padrão entre os países participantes do Mercosul.
Isso, não veio a ser atrativo apenas para os países que são participantes oficiais do bloco, visto que até mesmo aqueles que possuem parceria ou sansões econômicas com o bloco decidiram por aderir.
Isso porque uma das principais vantagens da placa unificada é a possibilidade de viajar entre os países enfrentando uma burocracia bem menor.
É obrigatório aderir à nova placa?
Em apenas alguns casos se torna necessário mudar a placa do seu veículo, como, por exemplo, quando se muda de município ou de federação; quando há mudança de categoria do veículo; em caso de extravio, roubo, furto ou dano à placa ou em caso da necessidade da instalação da segunda placa traseira.
Cores das placas
Cada cor de placa representa um tipo de veículo. Por exemplo, as placas com a escrita preta representam veículos particulares.
Já as placas com a escrita dourada mostram que aquele veículo é diplomático ou do consulado. Placas cinza e prata, por sua vez, representam veículos de coleção. A placa vermelha representa veículos de autoescolas ou alugados. Por fim, placas azuis representam veículos oficiais do governo, e as verdes, veículos de “experiência”, ou seja, das fabricantes.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Mundo15 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo13 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Bancos18 horas atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Tecnologia2 dias atrás
Aumente a segurança do seu filho no WhatsApp com as nossas dicas
-
Bancos4 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?