Carreira
Entenda as principais causas que geram pedidos de demissão
Muitos fatores podem aumentar a insatisfação do funcionário a ponto dele pedir as contas. Trouxemos aqui os três principais. Confira.
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, pois, para liderar uma equipe, conseguindo motivá-la a ter um desempenho melhor e ainda entender suas carências, é preciso muito estudo e percepção.
Quando uma empresa não vai bem, e não estamos falando apenas em questão de números, os funcionários não desejam continuar trabalhando nela, e são diversos os motivos que levam um funcionário a pedir demissão, muitas vezes relacionados ao ambiente ou à rotina de trabalho e até mesmo à conexão com a liderança.
Seja qual for o motivo, ter diversos funcionários pedindo demissão é um grande alerta para uma revisão de métodos e atitudes, pois não é um sinal bom.
Por isso trouxemos os maiores motivos que levam um funcionário a pedir demissão, para que você avalie se isso não está acontecendo na sua empresa e, se sim, adotar as mudanças necessárias.
Falta de incentivo
Não adianta de nada ter um ótimo profissional em sua equipe se você não incentivá-lo a crescer dentro da empresa. Ele só dará o melhor se perceber que está sendo valorizado, se tiver algum retorno, caso contrário, ele se sentirá entediado, desmotivado e, assim, haverá muito pouco ou até mesmo nenhum engajamento.
O incentivo não precisa ser apenas financeiro, já que o reconhecimento pela qualidade do serviço, uns dias de folga para dar aquele gás, um presente ou um simples agradecimento já são capazes de motivar os funcionários de qualidade.
Outra coisa que é preciso que se faça de tempos em tempos é dar um feedback do desempenho do funcionário. Dessa forma, ele fica ciente do que precisa melhorar e de suas qualidades mais evidentes.
Além disso, é essencial que os gestores estejam abertos para a troca de feedback, a fim de melhorar o ambiente e as experiências, sempre. Isso, sabe-se, impacta positivamente, inclusive, nos resultados da empresa.
Excesso de trabalho
Um dos maiores erros dos líderes de empresa é quando identificam que um trabalhador possui agilidade no trabalho, ou até mesmo muito talento, e simplesmente dão mais tarefas a ele. Isso gera uma sobrecarga, o que pode afetar o rendimento e gerar frustração, tanto no funcionário quanto no empregador.
Um aumento de tarefas merece um bônus financeiro ou uma promoção de carga, caso contrário, o funcionário vai se sentir cada vez mais frustrado e o rendimento vai despencar de vez.
Relação com a liderança
Um bom líder se importa com seus funcionários, é compreensivo quando eles passam por momentos difíceis e os motivam para evoluírem nos desafios. Ter como chefe uma pessoa que simplesmente não liga para os problemas pessoais e não entende a importância do funcionário no crescimento da empresa é muito desmotivante.
Atitudes como criar metas impossíveis de serem atingidas ou prometer coisas e não cumprir, além de cobranças desnecessárias e um diálogo ruim, podem aumentar a insatisfação do funcionário e levá-lo sim à demissão.
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