Educação
Entenda de uma vez por todas quando utilizar ‘em princípio’ e ‘a princípio’!
Todos têm as suas dificuldades, em especial, quando termos são parecidos, mas não se preocupe, vamos te ensinar como os utilizar corretamente.
A língua portuguesa, sem dúvida, é cheia de termos que, muitas vezes, não sabemos utilizar ou utilizamos da forma incorreta. A dúvida surge, em especial, quando os termos são semelhantes. Como, por exemplo, “a princípio” e “em princípio”.
Se você acredita que essas duas expressões querem passar a mesma informação, saiba que isso é incorreto. Nessa matéria, iremos te mostrar o uso correto para ambos na gramática.
Para o seu texto ter sentido e coesão, é fundamental compreender como e quando utilizar cada termo. Sendo assim, é imprescindível ter conhecimento sobre o uso adequado e se o seu objetivo é escrever com qualidade.
Existem dicas para que você não somente aprenda quando empregar tais termos, mas que te auxiliam em momentos de dúvida, melhorando a escrita e a comunicação.
Quando usar ‘em princípio’ e quando usar ‘a princípio’?
Ambos os termos são corretos, no entanto, possuem usos diferentes. Explicaremos ambas as expressões, começando por “a princípio”.
A princípio
Essa expressão se refere ao início de alguma coisa, se assemelhando a expressões como “no começo”, “inicialmente” e “antes de mais nada”. “A princípio” nada mais é que um marcador temporal.
Exemplos de uso:
- “Pensei, a princípio, que você estava sendo sincero comigo”. É o mesmo que dizer “Pensei, de início, que você estava sendo sincero comigo”;
- “A princípio, achava que você era artista”. É o mesmo que dizer “No começo, achava que você era artista”.
Em princípio
Esse termo, por sua vez, transmite a mesma ideia que as expressões “de maneira geral”, “em tese” e “por princípio”. Dessa forma, ao contrário do “a princípio”, que marca o tempo, essa expressão tem como intenção descrever a origem de alguma coisa.
Exemplos de uso:
- Em princípio, posso estudar para esse concurso público diariamente;
- Em princípio, não penso que seja uma boa ideia viajar sem planos.
Dicas
Uma das principais dicas é o uso. Utilize em textos e em redações as expressões. Na maior parte das vezes, optamos por sinônimos. Então, se force a utilizar esses termos para se familiarizar com eles.
Criar fichas nas quais cada termo é descrito é uma ótima maneira de se estudar, principalmente por se tornar uma fácil a consulta. Por fim, vale lembrar que a leitura é uma forma de fixar o conteúdo.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?