Curiosidades
O terceiro pino da tomada é realmente útil? Tire essa dúvida agora!
No ano de 2011, tornou-se obrigatória no Brasil a padronização das tomadas com a chegada do terceiro pino. Saiba qual é a sua função.
Durante o ano de 2011, tornou-se obrigatória a padronização para a utilização das tomadas de três pinos em todo o território brasileiro. Naquela época, quando o assunto estava em alta, muitas dúvidas surgiram em relação ao futuro das tomadas com apenas dois pinos e o trabalho envolvido nessa padronização.
Muitas pessoas até hoje não sabem o porquê dessa mudança, muito menos sua importância para a proteção e segurança dos usuários e de seus produtos em geral. Na ocasião, a venda de adaptadores para estas tomadas também esteve em alta. Entenda para que serve o terceiro pino da tomada.
Veja para que serve o terceiro pino da tomada
Antes de mais nada, é importante explicar para que servem os dois pinos da antiga tomada. A função deles basicamente é a de conduzir a energia elétrica. Porém, antigamente, sem o terceiro pino, os produtos em geral não ofereciam muita segurança em relação à sua longevidade.
Assim, o terceiro pino funciona como uma espécie de fio-terra. Em outras palavras, ele carrega para o solo qualquer anormalidade referente às descargas elétricas. Caso isso venha a ocorrer, o produto acaba sendo desmagnetizado, evitando qualquer tipo de acidente doméstico para seus usuários, como choques elétricos ou curto circuito.
Porém, é importante ressaltar que a função do terceiro pino só é realizada quando há um aterramento, ou seja, a eletricidade do produto precisa estar conectada até o solo do ambiente, sem que haja algum tipo de interrupção. Para essa função, geralmente são usadas as barras de cobre.
Casos de não aterramento
Quando não há aterramento no ambiente, a tomada funciona normalmente. Porém, é como se existissem apenas os dois pinos, pois o terceiro pino não consegue garantir uma segurança maior por conta da falta da ligação com o solo.
Com essa medida, os profissionais de energia conseguem medir os parâmetros de qualidade dos produtos e também da sua rede elétrica. Ela tem como regra a manutenção e inspeção do aterramento, a fim de evitar acidentes ou imprevistos, e também garantir a segurança dos usuários, assim como do sistema hidráulico do local.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp