Agronegócio
Entenda por que algumas frutas do mercado possuem um adesivo na casca
Você já deve ter notado que algumas frutas no mercado possuem adesivos, mas você sabe para que eles servem? Vamos te explicar.
Você costuma reparar se as frutas que você compra contêm um adesivo colado? Se sim, você já prestou atenção nele ou sabe para que ele serve? Geralmente o encontramos em frutas compradas em supermercados, e vamos te explicar o motivo.
Geralmente os adesivos presentes nas frutas contêm a marca do produtor e algumas outras informações úteis do alimento, como a forma de cultivo e algum dado de preço.
Os adesivos são chamados de PLU (Pesquisa de Preços) e existem desde 1990 para controle de qualidade dos alimentos. Eles ajudam na hora de saber o quão fresca está a fruta (e até mesmo vegetais).
Quem criou o PLU foi a Federação Internacional de Padrões de Produtos (IFPS), que é uma associação de produtores do Brasil, com o intuito de ter um maior controle dos alimentos in natura.
Esses adesivos contam com códigos que emitem informações diferentes sobre o produto. Um exemplo deles é o código com cinco dígitos, e com o número 9 à esquerda. Este quer dizer que o produto teve um cultivo sem pesticida, não teve a genética modificada e se trata de um produto orgânico.
Quando o código possuo cinco dígitos, com o número 8 à esquerda, quer dizer que ele teve a genética modificada. Já o código com o número 0 à esquerda quer dizer que foi utilizado pesticidas no produto e o cultivo foi convencional.
Algumas vezes é possível encontrar informações sobre o produtor, como a região e história, bem como um QR Code para acessar informações digitais extras.
Como eles estão fixados em alimentos, muitas vezes ocorre de as pessoas ingerirem os adesivos de forma intencional. Isso não é recomendado, mas, se acontecer, não há com o que se preocupar.
Isso porque eles são feitos de um material comestível, que não causa nenhum tipo de intoxicação ou mal-estar. Mas, é claro, a ingestão regular desse tipo de material pode não fazer bem para o organismo, já que não se trata de um alimento próprio para consumo.
A dica é sempre olhar em volta do alimento antes de consumi-lo, para evitar ingerir o adesivo. Ou melhor, sempre que chegar em casa com a compra de frutas e vegetais, faça a higienização dos alimentos para, além de retirar os adesivos, eliminar também os agentes contaminantes que podem estar presentes.

-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Finanças2 dias atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Mundo3 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho5 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio21 horas atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura