Curiosidades
Garrafa explodiu dentro do freezer? Entenda por que isso acontece
Você já deve ter passado pelo susto de ter uma garrafa estourando no freezer. Evite que isso aconteça de novo entendendo o motivo da reação.
Nos dias de calor, nada melhor que tomar uma bebida bem geladinha para refrescar. Na maioria das vezes, uma garrafa refrigerada, apenas, não é o suficiente para matar a sede. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo ao freezer.
De fato, a água ou outra bebida no freezer fica bem mais gelada, e não faz mal colocá-la nesta parte para gelar. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar muito tempo, ou a garrafa pode estourar lá dentro.
Isso acontece com mais frequência do que se imagina e pode causar um susto enorme, fora a sujeira dentro da geladeira. O motivo da “explosão” é que a bebida acaba se solidificando e expulsando o gás carbônico, o que aumenta seu volume.
Se a garrafa está completamente cheia e não abre espaço para que esse gás carbônico se acomode em seu interior, ela acaba explodindo, porque a pressão interna consequentemente aumenta.
Porém, vale lembrar que, para que isso aconteça, a bebida precisa ser gaseificada, então, pode ficar tranquilo com sua água normal ou suco no freezer, por exemplo, pois neste caso não há risco. Estamos falando de bebidas como cerveja, espumante, água com gás, refrigerantes, entre outros produtos que contenham gás.
Isso também só acontece em temperaturas muito baixas, geralmente abaixo de 0ºC, pois só assim para ter a possibilidade do líquido se tornar sólido.
Tome cuidado também na hora de retirar as bebidas do congelador, caso você as tenha esquecido por lá. Isso porque ela pode congelar na sua mão, o que acontece frequentemente.
Como evitar?
Existe um jeito simples de evitar um acidente. Quando você perceber que a garrafa pode congelar se você tocá-la, pegue pela ponta do gargalo, para que sua mão não entre em contato com o líquido. Então, deixe-a por um tempo em alguma superfície, para que ela esquente um pouco e seja seguro manuseá-la.
Tenha cuidado nessa hora, evitando movimentos muito bruscos, pois o líquido pode congelar com muita vibração. Isso acontece porque, por mais que o líquido esteja em uma temperatura de congelamento, suas moléculas estão paradas, e quando elas se mexem, instantaneamente acontece o congelamento.

-
Tecnologia2 dias atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Tecnologia1 dia atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Empresas1 dia atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Economia5 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Finanças12 horas atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Empresas17 horas atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Criptomoedas2 dias atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Carreira8 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?