Empresas
Entenda porquê Mark Zuckerberg precisaria tirar um ano sabático
Especialistas falam sobre como um ano longe da empresa e das responsabilidades dela poderiam fazer bem ao empresário.
Será que este seria um bom momento para Mark Zuckerberg tirar umas férias? O especialista em administração de Harvard, Bill George, diz que essa seria a melhor decisão que o empresário poderia tomar.
De acordo com ele, Zuckerberg está falhando na administração da Meta, mas que isso pode ser revertido, se ele descansar um pouco a cabeça e tirar um tempo para si.
“Você precisa recuar, tirar um ano sabático para se fundamentar em seu propósito e seus valores. Isso pode ajudar você e a empresa a voltar aos trilhos.”, disse George à CNN.
George estuda grandes lideranças e fala sobre este assunto em livros, como o ‘True North: Leading Authentically in Today’s Workplace‘, ‘Emerging Leader Edition‘. Neste livro, ele fala que Zuckerberg tem perdido seus valores, crenças e principalmente seus propósitos como líder.
Segundo ele, o empresário passou a priorizar os lucros da empresa, ignorando os conselhos e culpando os outros pelos problemas que enfrenta. Estes seriam os principais contribuintes para a Meta perder mais de 60% de valor de mercado.
Outros motivos que potencializaram os problemas da Meta, foram o crescimento do TikTok e uma atualização da iOS que dificulta o direcionamento de anúncios nas redes sociais. Além disso, o investimento de Zuckerberg no Metaverso o colocam em um caminho perigoso em ralação a perda de dinheiro.
A Meta chegou ao valor de mercado de US$ 381,86 bilhões na última quinta-feira, com isso, segue tentando emplacar com a nova tecnologia e repetir o sucesso que teve ajudando na criação de uma nova mídia social lá atrás.
De acordo com George, Zuckerberg tem acumulado muito estresse desde a criação do Facebook, e que seria saldável para ele tirar alguns meses longe da empresa, sem checar e-mails ou fazer algo relacionado ao trabalho.
Nesse tempo longe da empresa, Zuckerberg deveria refletir sobre o futuro e o propósito que quer continuar seguindo. Só assim ele conseguirá reconquistar seus valores e evoluir como líder.
Porém, por mais que essa possa ser uma boa ideia, as chances de Zuckerberg realmente fazer isso é muito baixa. Isso porque a incerteza que esta decisão acarretaria poderia baixar ainda mais o valor das ações.
O máximo que ele pode fazer dentro deste cenário é tirar uma licença paternidade, já que ele e sua esposa estão esperando um terceiro filho. Em 2017 ele já havia tirado dois meses de licença paternidade, então não é algo fora do comum.
Embora seja um pouco fora da realidade este afastamento da empresa, outros especialistas concordam que seria uma boa ideia. Um deles é DJ DiDonna, que estuda licenças sabáticas, que diz que Zuckerberg poderia viajar para um local longe da sede da Meta.
Ele conta que esse tipo de afastamento pode ser uma experiência transformadora, que ajuda no desenvolvimento pessoal e restaura o entusiasmo pelo trabalho.
″Zuckerberg literalmente pensa em sua empresa desde a faculdade. Ele provavelmente não tem ideia de quem ele é ou o que sua personalidade se tornou depois de todos esses anos. Os anos sabáticos são uma maneira de pessoas como ele se desconectarem de sua vida rotineira, se curarem e se restaurarem.”, disse DiDonna.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos