Economia
Entenda qual a importância do orçamento pessoal e veja como construir o seu
Para uma boa organização das finanças, é necessário revisitar o planejamento e atualizar as informações com frequência.
Ter um orçamento pessoal é uma das chaves para alcançar as metas. Afinal, é o primeiro passo para conseguir uma vida mais confortável ou realizar um determinado sonho. Para isso, é necessário organizar as finanças.
Orçamento pessoal é uma ferramenta onde o indivíduo anota as previsões de receitas e despesas em determinado período de tempo. Nesse documento, também deve constar o saldo da conta bancária, bem como os investimentos. Dessa forma, é possível ter um panorama completo das finanças.
O ideal é que esse orçamento seja simples, objetivo e principalmente realista. Assim, é recomendado deixar de lado as receitas extraordinárias e despesas incertas.
O orçamento pessoal é importante para embasar as decisões que vão ser tomadas em relação ao dinheiro. Por exemplo, se determinada pessoa está planejando fazer uma viagem, o primeiro passo é estimar quanto seria gasto nessa atividade, incluindo: passagem, hospedagem, lazer, alimentação, entre outros. Em seguida, é preciso comparar essa estimativa com o orçamento. Essa comparação vai revelar se a viagem pode ser feita com tranquilidade ou se é necessário tomar algumas providências, como economizar ou buscar uma renda extra.
Além disso, construir um orçamento pessoal traz uma série de benefícios, como:
- Clareza em relação ao estado atual das finanças;
- Aumenta a possibilidade de realizar os sonhos com tranquilidade financeira;
- Aumento da qualidade de vida.
Para construir o seu orçamento pessoal, confira o passo a passo.
Planeje: coloque a sua vida financeira em perspectiva. Quais são as dívidas que precisam ser quitadas? Quais as prioridades? Coloque todos esses dados em um papel ou planilha.
Crie um sistema: é preciso criar uma rotina de controle do orçamento pessoal. Por exemplo: todas as despesas vão ser atualizadas a cada 15 dias. Os ganhos, por outro lado, vão ser revisados a cada mês. Esse sistema é pessoal e depende da realidade de cada pessoa.
Acompanhe e revise: além de estabelecer uma rotina para atualizar as ferramentas de controle, é necessário tirar um tempo para analisar as finanças e, se necessário, determinar onde as mudanças devem ser feitas.
Sempre que necessário, mude o comportamento: se as despesas com alimentação estão muito altas, experimente comer menos em restaurantes. O orçamento pessoal é uma forma de perceber, com muita facilidade, em quais setores estão os maiores gastos.
Atualize o orçamento: deixou de comer em restaurantes, quitou uma longa dívida, fez uma viagem que resultou em muitos gastos… seja qual for o motivo, anote. Mantenha sempre as informações do orçamento atualizadas. Só assim é possível ter uma boa gestão das finanças pessoais.

-
Tecnologia21 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso