Tecnologia
Entre mitos e verdades: será que o 5G realmente transformará nossas vidas?
As grandes empresas de telefonia e fabricantes de smartphones dos Estados Unidos não falavam em outra coisa, há cerca de três, quatro anos, a não ser sobre o 5G, nome dado à próxima geração de redes de internet no mundo.
Em 2021, por exemplo, o CEO da Apple, Tim Cook, chegou a declarar que estávamos apenas no início do 5G. A AT&T, a Verizon e outras telefônicas investiram pesado em propaganda sobre como a nova rede tornaria os telefones mais rápidos e melhores, ajudando, inclusive, médicos a diagnosticar doenças mais cedo.
Os telefones 5G chegaram ao mercado e, aparentemente, ainda não foi possível identificar um impacto significativo da nova tecnologia. Especialistas acreditam que os benefícios serão melhor evidenciados no futuro e que o avanço para o 5G foi algo inevitável e necessário.
Empolgação das empresas?
O que não teria pegado bem foi a empolgação corporativa em relação ao 5G. Passados alguns anos, ficou a sensação, nos Estados Unidos, de que as empresas promoveram o hype em torno da novidade, sem qualquer garantia de que seria algo incrível.
A lição que toda essa situação gerou foi de que não se pode confiar nas empresas, especialmente no que se diz respeito à maneira como as tecnologias vão ou não mudar a vida da sociedade. Isso vale, inclusive, para a inteligência artificial, carros autônomos e até mesmo o metaverso.
Problemas do 5G
No caso do 5G, houve dois problemas iniciais. Nos Estados Unidos, a novidade não funcionou como havia sido anunciada e difundida. Durante os testes, o público descobriu que, às vezes, o sinal oscilava, se restringia a determinados locais ou era mais lento do que o próprio 4G.
A outra questão é que, agora, com a ampliação da nova rede, as pessoas não conseguem estabelecer diferenças ou enxergar as reais vantagens do serviço.
Na prática, um telefone com 5G consegue, de fato, baixar um filme completo em tempo recorde e acelerar as respostas dos dispositivos, mas ainda assim é preciso avaliar se o que foi prometido está sendo entregue ou não. Em suma, a tecnologia é boa, mas os lances exagerados de marketing teriam sido um erro.
Benefícios
Críticas à parte, algumas pessoas já estão ganhando com o 5G. Em locais onde não existe serviço de internet doméstico convencional, a conexão de 5G pode ser uma alternativa. Além disso, empresas já estão implantando redes próprias para otimizar os seus processos internos.
A crítica que fica é realmente ao que foi prometido nas propagandas. A maioria do público ainda não se beneficiou da investida publicitária que tentou convencer as pessoas a comprar novos aparelhos celulares. Na verdade, o 5G é visto hoje nos Estados Unidos mais como um salto incremental do que como algo revolucionário.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política12 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana